v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009

Publicado: 2012-09-12

Artigos

  • MUNDIALIZAÇÃO DO CAPITAL, SUSTENTABILIDADE DEMOCRÁTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROBLEMATIZANDO OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2818
    Carlos Frederico B. Loureiro
  • ASPECTOS DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UM GRUPO DE EMPRESÁRIOS DE SINOP, MATO GROSSO, BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2768
    Jaime Figueiredo, Germano Guarim Neto
  • USO DE RESERVA LEGAL E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE POR PRODUTORES RURAIS EM ESPERANÇA DO SUL, RS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2769
    Pedro Celso Soares da Silva, Wanderlei Carlos Webers
  • INDUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE OS BENS E SERVIÇOS DE UM ECOSSISTEMA (RIO MACAÉ, MACAÉ, RJ) EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB O ENFOQUE DA ECOLOGIA PERCEPTUAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2806
    Mauricio Mussi Molisani
  • UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL LIBERTÁRIA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2819
    Rodrigo Barchi
  • UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2807
    Kaliane Roberta dos Santos Narcizo
  • INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO DO PARANÁ NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2808
    Rafael Castoldi, Celso Aparecido Polinarski
  • PRÁTICAS DE LEITURA E QUESTÕES AMBIENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2809
    Raquel Lazzari Leite Barbosa
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRAJETÓRIAS, FUNDAMENTOS E IDENTIDADES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2821
    Daniele Barros Jardim
  • O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO DA LAGUNA DOS PATOS: O LOCAL VERSUS O GLOBAL PELA SUSTENTABILIDADE

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2822
    Maicon Dourado Bravo
  • A “ÁGUA” COMO TEMA AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS PESQUISADORES

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2810
    Daniele Torralbo, Maria Eunice Ribeiro Marcondes
  • UMA ABORDAGEM NORMATIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE SAÚDE E A QUESTÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2823
    Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Lorenna Silva Oliveira Costa, Matheus de Souza Lima-Ribeiro, Maria Helena de Sousa
  • UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃODE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GAÚCHA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2824
    Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa
  • ÉTICA ECOMUNITARISTA E JORNALISMO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2825
    Dinair Velleda Teixeira, Sirio Lopez Velasco
  • AVALIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O TEMA “SOLO”

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2811
    Daniela Biondi, Vanessa Falkowski
  • PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS RURAIS NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO, SP

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2812
    Mariana Luccas Gomes, Daniel Andrade de Oliveira, Felipe Furlan Volpe, Mariane Waki, Daniel Fonseca da Andrade
  • COMPREENSÃO DOS SEPARADORES DE RESÍDUOS ACERCA DO SEU TRABALHO COM O MEIO AMBIENTE

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2814
    Pablo Viana Stolz, Marta Regina Cezar Vaz
  • PROJETO SAGUI DAS DUNAS: A INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL ATRAVÉS DA ARTE-LUDICIADADE

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2826
    Gabrielle Vasconcellos Guimarães, Ricardo Teixeira Gregório de Andrade, Rosângela Gondim D'Oliveira
  • A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL DAS INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS PELO RISCO AMBIENTAL PRODUZIDO POR EMPRESAS FINANCIADAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2827
    Dionis Mauri Penning Blank, Maria Claudia Crespo Brauner
  • A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2828
    Patrícia Mendes Calixto, Carmem Lúcia Lascano Pinto
  • FENOMENOLOGIA E MEMÓRIA: NOVOS APORTES PARA PRÁXIS DA EA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2837
    Fernanda Alexandre, Sandra de Fátima Oliveira
  • VIVÊNCIAS INTEGRADAS À NATUREZA: POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESTIMULE OS SENTIDOS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2829
    Thaisa Lemos de Freitas Oliveira, Icléia Albuquerque de Vargas
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ECOMUNITARISTA E A AGROECOLOGIA INTERVINDO NA AGRICULTURA FAMILIAR

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2839
    Ana Queli Tormes Machado
  • OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: QUAL O PAPEL DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2830
    Janine Dorneles Furtado
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DOS EMPREENDIMENTOS AUTOGESTIONÁRIOS: DESAFIOS, CONFLITOS E REINVENÇÃO DA ESPERANÇA NO ESPAÇO DA PESCA ARTESANAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2840
    Caroline Terra Oliveira, Victor Hugo Guimarães Rodrigues
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2831
    Angela Luciana de Avila, Maristela Machado Araújo, Jorge Orlando Cuéllar Noguera, Venice Teresinha Grings
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CAMINHO À INVESTIGAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2841
    renata borges negalho
  • SONS, CORPO, SENSIBILIZAÇÃO: DIÁLOGOS ENTRE A MÚSICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2832
    Andréia A. Marin, Cláudio Avanso Pereira
  • PROCESSO GRUPAL, PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PARCERIA QUE DEU CERTO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2842
    Cristine Gerhardt Rheinheimer, Teresinha Guerra
  • FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA: POSSIBILIDADES E LIMITES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2838
    Daniela Bertolucci Campos, Rosa Maria Feiteiro Cavalari
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2833
    Luciane Gonçalves Rosa, Monica Maria Pereira da Silva, Valderi Duarte Leite
  • PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2834
    Talita Gregorini, Giani Lopes Bergano Missirian
  • UM PEDIDO DE SOCORRO DO PLANETA TERRA: CINEMA DE ANIMAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2835
    Marisa de Mello Luvielmo, Regina Zauk Leivas
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS À SUA IMPLANTAÇÃO E A POSSIBILIDADE DE MINIMIZAÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS

    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2836
    Isonel Sandino Meneguzzo, Adeline Chaicouski, Paula Mariele Meneguzzo