COMPREENSÃO DOS SEPARADORES DE RESÍDUOS ACERCA DO SEU TRABALHO COM O MEIO AMBIENTE

Autores

  • Pablo Viana Stolz Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
  • Marta Regina Cezar Vaz Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2814

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Resíduos, Separadores.

Resumo

O presente estudo teve como questão norteadora a compreensão que os trabalhadores separadores de resíduos fazem do seu trabalho, com relação ao ambiente e a sua saúde. Desta maneira, objetivou-se compreender as relações que os trabalhadores separadores de resíduos desenvolvem entre o seu trabalho e o ambiente. Dentre o referencial teórico utilizado, enfatizou-se a questão da teoria da Racionalidade Ambiental Cultural utilizada por Enrique Leff. Para obter as informações utilizou-se como caminho metodológico a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A coleta de dados processou-se através do método da entrevista semi-estruturada, aplicado de fevereiro a março de 2008, a oito separadores de recicláveis pertencentes à associação dos trabalhadores de resíduos recicláveis (ASTARR), do município de Rio Grande - RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Viana Stolz, Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Enfermeiro. Mestre em Educação Ambiental. Especialista em Saúde Pública. Técnico Administrativo da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Rua Almirante Barroso nº 2327, aptº 307 - 96010-280 – Pelotas – RS.

Marta Regina Cezar Vaz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Downloads

Publicado

2012-09-23

Como Citar

Stolz, P. V., & Vaz, M. R. C. (2012). COMPREENSÃO DOS SEPARADORES DE RESÍDUOS ACERCA DO SEU TRABALHO COM O MEIO AMBIENTE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2814