EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO

Autores

  • Luciane Gonçalves Rosa Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Monica Maria Pereira da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Valderi Duarte Leite Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2833

Palavras-chave:

Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar.

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Biografia do Autor

Luciane Gonçalves Rosa, Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

Bióloga pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/Universidade Federal da Paraíba/Universidade Estadual da Paraíba, s/n. Cep 58.109.753. João Pessoa/PB.

Monica Maria Pereira da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Bióloga pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Educação Ambiental/UEPB; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB/EUPB; Professora da UEPB/DFB-NEEA.

Valderi Duarte Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Engenheiro Civil/UEPB; Mestre em Engenharia Civil; Doutor em Engenharia Civil – EESC/USP; Professor da UEPB/CCT/DQ.

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Publicado

2012-09-25

Como Citar

Rosa, L. G., Silva, M. M. P. da, & Leite, V. D. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2833