EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL DE NÍVEL MÉDIO: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS DO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO

Luciane Gonçalves Rosa, Monica Maria Pereira da Silva, Valderi Duarte Leite

Resumo


O principal objetivo deste trabalho consistiu em delinear estratégias de sensibilização junto aos educadores de uma Escola de Formação Inicial de nível Médio, visando contribuir para a construção do saber ambiental e a inserção da dimensão
ambiental na práxis pedagógica e no currículo da formação inicial, em nível técnico, por conseguinte, contribuir para a formação de profissionais da educação com condições
teórica e prática de inserir a temática ambiental nas diferentes áreas do conhecimento da Educação Fundamental, haja vista que ainda predomina no nordeste brasileiro, um número considerável de profissionais da educação, com formação técnica e que atua nas séries iniciais da Educação Fundamental. Os resultados demonstram que as estratégias metodológicas, aplicadas de forma lúdica, criativa e dinâmica permitiram o
início do processo de sensibilização na escola pesquisada. O processo de sensibilização dos educadores e das educadoras da escola pesquisada confirmou a necessidade da formação contínua e permanente, pois demonstraram que tinham conhecimentos da questão ambiental, no entanto, ainda não estavam sensibilizados para promover ações que possam trazer modificações na práxis escolar.

Palavras-chave


Estratégias. Sensibilização. Educação Ambiental. Formação de educadores e educadoras.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2833

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