PROCESSO GRUPAL, PESQUISA-AÇÃO-PARTICIPATIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PARCERIA QUE DEU CERTO

Cristine Gerhardt Rheinheimer, Teresinha Guerra

Resumo


A pesquisa em Educação Ambiental visa à produção de conhecimentos pedagógicos para a consolidação da dimensão ambiental na educação. Os objetivos do
presente artigo foram conhecer os principais aspectos envolvidos no processo de estruturação e funcionamento de um processo grupal sobre a temática ambiental, envolvendo professores e, estabelecer sua importância como alternativa metodológica de inserção da Educação
Ambiental no contexto escolar. Para tanto, adotamos, na perspectiva da pesquisa qualitativa, a metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação participante e, para análise e interpretação desses dados, a análise textual -
análise de conteúdo. Alguns aspectos relacionados ao processo grupal foram considerados tais como: a transformação dos participantes do processo em investigadores; o contexto social, histórico, político, econômico, ambiental, cultural e institucional no qual o grupo se insere; a história de cada participante; o poder de conscientização e superação da concepção biológica
e individualista do grupo; o objetivo da pesquisa adequado aos interesses e necessidades do grupo; a dinâmica, a autoanálise e a produção grupal; entre outros. Esses aspectos e a identificação da produção grupal no contexto escolar caracterizou o processo grupal, como uma possibilidade concreta do professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistemática e prática docente, pressupostos de uma Educação Ambiental crítica e transformadora.

Palavras-chave


Educação Ambiental; processos grupais; pesquisa-ação-participativa.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2842

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