Educação Ambiental e Ecologia de Estradas, um diálogo possível para o ensino de biologia
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i2.14522Palavras-chave:
Duplicação de rodovias, Ensino de Biologia, Educação Ambiental Crítica.Resumo
A Ecologia de Estradas (EE) aborda os impactos socioambientais causados pelas rodovias e possíveis soluções. Entretanto, é pouco conhecida no contexto escolar, apesar da Educação Ambiental (EA) ser uma das propostas compensatórias associadas ao licenciamento ambiental. A partir de uma revisão sistemática da literatura e uma pesquisa participativa com discentes do Ensino Médio de uma Escola Pública, buscou-se neste artigo apresentar interfaces potenciais da EE e EA no ensino de biologia e sua relação com o debate socioambiental. Os resultados demonstraram ausência de estudos que considerem a EE em processos educativos formais e no âmbito não formal, não contempla uma perspectiva crítica, pois restringe-a aos propósitos de compensação sem associar uma avaliação crítica dos impactos e a viabilidade do empreendimento. A vivência com os discentes indicou possibilidades didáticas de engajamento aos temas socioambientais, o protagonismo de discentes e potencial para construção interdisciplinar do conhecimento.
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