CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Aloísio Ruscheinsky

Resumo


O artigo examina a partir do conceito de capital social as possibilidades e contingências do nexo entre educação ambiental e a promoção de processos coletivos de gestão integrada ou de negociação de conflitos. O fomento do capital social assume uma relevância ímpar para a construção de processos de negociação, alicerçados em princípios democráticos e com fundamentos adequados à construção de sustentabilidades. A participação manifesta-se genuinamente num plano da ação em base a uma determinada cultura política, ou naquilo que poderíamos denominar de mecanismos e de mediações para a ação. A eficiência da gestão não depende somente da vontade política daqueles que a planejam e executam, ancoram-se igualmente nos contextos ou condições socioambientais,
culturais, políticas que podem endossar ou reverter o sentido da intencionalidade. Traçar uma estratégia de ação ambiental sustentável significa atentar para o discernimento e agregar um conjunto de informações
das circunstâncias, como a correlação de forças sociais, em cujo contexto também se aporta a educação ambiental
para uma gestão ambiental integrada.

Palavras-chave


Capital social; gestão de recursos híbridos.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3398

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