CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3398Palavras-chave:
Capital social, gestão de recursos híbridos.Resumo
O artigo examina a partir do conceito de capital social as possibilidades e contingências do nexo entre educação ambiental e a promoção de processos coletivos de gestão integrada ou de negociação de conflitos. O fomento do capital social assume uma relevância ímpar para a construção de processos de negociação, alicerçados em princípios democráticos e com fundamentos adequados à construção de sustentabilidades. A participação manifesta-se genuinamente num plano da ação em base a uma determinada cultura política, ou naquilo que poderíamos denominar de mecanismos e de mediações para a ação. A eficiência da gestão não depende somente da vontade política daqueles que a planejam e executam, ancoram-se igualmente nos contextos ou condições socioambientais, culturais, políticas que podem endossar ou reverter o sentido da intencionalidade. Traçar uma estratégia de ação ambiental sustentável significa atentar para o discernimento e agregar um conjunto de informações das circunstâncias, como a correlação de forças sociais, em cujo contexto também se aporta a educação ambiental para uma gestão ambiental integrada.Downloads
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Publicado
2013-03-26
Como Citar
Ruscheinsky, A. (2013). CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3398
Edição
Seção
Artigos