CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Aloísio Ruscheinsky Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3398

Palavras-chave:

Capital social, gestão de recursos híbridos.

Resumo

O artigo examina a partir do conceito de capital social as possibilidades e contingências do nexo entre educação ambiental e a promoção de processos coletivos de gestão integrada ou de negociação de conflitos. O fomento do capital social assume uma relevância ímpar para a construção de processos de negociação, alicerçados em princípios democráticos e com fundamentos adequados à construção de sustentabilidades. A participação manifesta-se genuinamente num plano da ação em base a uma determinada cultura política, ou naquilo que poderíamos denominar de mecanismos e de mediações para a ação. A eficiência da gestão não depende somente da vontade política daqueles que a planejam e executam, ancoram-se igualmente nos contextos ou condições socioambientais, culturais, políticas que podem endossar ou reverter o sentido da intencionalidade. Traçar uma estratégia de ação ambiental sustentável significa atentar para o discernimento e agregar um conjunto de informações das circunstâncias, como a correlação de forças sociais, em cujo contexto também se aporta a educação ambiental para uma gestão ambiental integrada.

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Biografia do Autor

Aloísio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. São Leopoldo/RS

Professor de Sociologia da Unisinos. Pesquisa em sociedade e ambiente. Consumo e conflitos ambientais.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2013-03-26

Como Citar

Ruscheinsky, A. (2013). CAPITAL SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3398

Edição

Seção

Artigos