Caatinga

integração de saberes no Sertão pernambucano

Autores

Palavras-chave:

educação ambiental; Caatinga; justiça socioambiental; EJA Campo; saberes populares.

Resumo

O projeto de intervenção Caatinga e justiça socioambiental: integração de saberes foi desenvolvido com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo dos anos finais do fundamental da Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade, localizada no Projeto Senador Nilo Coelho – N10, em Petrolina – PE. A iniciativa surgiu durante um Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste, com o objetivo de promover a troca de saberes e a conscientização sobre o bioma Caatinga entre os educandos e a comunidade escolar. As ações foram realizadas por meio de oficinas participativas, integrando atividades teóricas e práticas, como rodas de conversa, produção de materiais educativos e experiências interdisciplinares. A metodologia articulou diversas disciplinas do currículo da EJA Campo, incentivando o protagonismo estudantil e a valorização dos conhecimentos tradicionais. Os resultados indicaram o envolvimento significativo dos educandos, que apresentaram saberes populares sobre a flora e fauna da Caatinga, além de refletirem criticamente sobre os impactos das mudanças climáticas e da desertificação. Constatou-se que a educação ambiental, quando contextualizada e participativa, contribui para a formação crítica e para a valorização do bioma, fomentando a justiça socioambiental. Conclui-se que o projeto serviu como ponto de partida para futuras ações educativas voltadas à preservação da Caatinga, aliando conhecimento científico e saberes populares.

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Biografia do Autor

Maria Adeniza Viturino, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE, Mestrado profissional em EXTENSÃO RURAL pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

Marcella Nunes Amorim, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina/PE, Especialista em Docência de Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco

André Luiz Lopes Toledo, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor e pesquisador experiente, com doutorado em Planejamento Energético (COPPE/UFRJ), especializado em mobilidade urbana sustentável, mitigação de gases de efeito estufa e educação ambiental. Atualmente, é Coordenador da Área de Sustentabilidade do Programa de Mestrado Acadêmico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (PPgUSRN), liderando projetos de pesquisa e divulgação sobre sustentabilidade, ação climática e comunicação científica para públicos jovens e adultos.
Mais de duas décadas de experiência nos setores acadêmico, público e militar, com um forte foco em projetos interdisciplinares, engajamento das partes interessadas e capacitação. Fluente em inglês e francês, com um sólido histórico de colaboração internacional, divulgação de pesquisas e participação em comitês de ética e políticas públicas. Apaixonado por promover a alfabetização científica e a mudança de comportamento por meio de uma aprendizagem clara, prática e baseada em evidências.

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Adeniza Viturino, M., Nunes Amorim, M., & Lopes Toledo, A. L. (2025). Caatinga: integração de saberes no Sertão pernambucano. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 322–340. Recuperado de https://periodicos.furg.br/remea/article/view/19425

Edição

Seção

Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste - Relatos de Experiências