Caatinga
integração de saberes no Sertão pernambucano
Palavras-chave:
educação ambiental; Caatinga; justiça socioambiental; EJA Campo; saberes populares.Resumo
O projeto de intervenção Caatinga e justiça socioambiental: integração de saberes foi desenvolvido com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo dos anos finais do fundamental da Escola Poeta Carlos Drummond de Andrade, localizada no Projeto Senador Nilo Coelho – N10, em Petrolina – PE. A iniciativa surgiu durante um Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e Justiça Climática no Nordeste, com o objetivo de promover a troca de saberes e a conscientização sobre o bioma Caatinga entre os educandos e a comunidade escolar. As ações foram realizadas por meio de oficinas participativas, integrando atividades teóricas e práticas, como rodas de conversa, produção de materiais educativos e experiências interdisciplinares. A metodologia articulou diversas disciplinas do currículo da EJA Campo, incentivando o protagonismo estudantil e a valorização dos conhecimentos tradicionais. Os resultados indicaram o envolvimento significativo dos educandos, que apresentaram saberes populares sobre a flora e fauna da Caatinga, além de refletirem criticamente sobre os impactos das mudanças climáticas e da desertificação. Constatou-se que a educação ambiental, quando contextualizada e participativa, contribui para a formação crítica e para a valorização do bioma, fomentando a justiça socioambiental. Conclui-se que o projeto serviu como ponto de partida para futuras ações educativas voltadas à preservação da Caatinga, aliando conhecimento científico e saberes populares.
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Referências
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