Educação Ambiental em contextos de Bacias Hidrográficas

uma revisão integrativa das pesquisas nacionais e internacionais no período de 1996 a 2020

Autores

  • Laura Patricia Lopes Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6937-2839
  • Marília Andrade Torales Campos Universidade Federal do Paraná
  • Valdir Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12379

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Bacia Hidrográfica, Revisão Integrativa

Resumo

Neste artigo objetivou realizar uma revisão integrativa das pesquisas sobre a Educação Ambiental em contextos de Bacias Hidrográficas. A coleta de dados ocorreu a partir da leitura dos resumos das 46 produções científicas publicadas entre 1996 e 2020, nas seguintes plataformas digitais: REMEA, REDIB e BDTD. A metodologia tomou como base a pesquisa quantitativa e qualitativa. Para categorizar e analisar as produções, foram utilizadas as categorias de análise propostas por Reigota (2007). Como resultado, constatou-se a interdisciplinaridade imanente à temática. As pesquisas apontam que as temáticas que envolvem os descritores foram desenvolvidas de forma pontual, fragmentada, naturalista e conservadora. Destacam que é fundamental a potencialização do tema nas escolas, nas universidades e nos comitês de bacias, a fim de superar os problemas socioambientais emergentes nessas realidades.

 

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Biografia do Autor

Laura Patricia Lopes, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação (UFPR). Mestra em Geografia (UFPR). Professora de Geografia na rede estadual de ensino. Atualmente é Técnica Pedagógica de Geografia e Educação Ambiental no Núcleo Regional de Educação de Curitiba (NREC), tem como função - desenvolver a formação continuada dos professores em Geografia e EA. Interesse de pesquisa: Geografia, Educação Ambiental e a Formação continuada dos professores.

Marília Andrade Torales Campos, Universidade Federal do Paraná

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bolsista produtividade PQ2-CNPq. DOUTORA em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela-Espanha (2006). Realizou estágio de doutorado na Université de MONTRÉAL sob orientação do Prof. Maurice Tardif. Possui formação de PÓS-DOUTORADO (2008) no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG); PÓS-DOUTORADO (2007) no Grupo SEPA-Interea da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e PÓS-DOUTORADO na Universidade do Québec em Montreal (Montreal/Canadá)- UQAM (2017-2018). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989), ESPECIALIZAÇAO em Supervisão Escolar (1994) e MESTRADO em Educação Ambiental (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Diretório de Grupos do CNPq). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Nota 6) - Gestão 2019-2020. Professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação) da UFPR desde 2012. É pesquisadora associada do Centre de recherche en éducation et formation relatives à lenvironnement et à lécocitoyenneté da Universidade do Quebéc em Montreal (Canadá). Membro da equipe Internacional do Projeto RESCLIMA, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2013-2015); Foi vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Gestão 2016-2017). Coordenou a XI Reunião Científica Regional da ANPEd (24 a 27 de julho de 2016) e o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental (17 a 19 de maio de 2017). Possui experiência em pesquisa e docência em universidades brasileiras e espanholas na área da Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, educação ambiental, formação/ação docente e práticas pedagógicas. Atuou durante 8 anos como supervisora de estágios do curso de Magistério do Instituto de Educação Juvenal Muller (Rio Grande/RS). Atuou durante 14 anos como professora na Educação Básica das redes públicas estadual e municipal no município de Rio Grande/RS. Prestou assessoria pedagógica aos Municípios de Tavira e Loulé (Algarve/Portugal). Coordenou o curso de Pós-Graduação em Educação Socioambiental no período 2008-2009 na Universidade Feevale. Atua como avaliadora de cursos superiores em modalidade presencial e EaD pelo INEP desde 2010 (PORTARIA Nº 1.137, DE 10/09/10). Autora de livros, artigos, capítulos de livros e resumos no campo da Educação Ambiental e das políticas de formação de professores.

Valdir, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR - Curitiba,PR (2009); Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau/FURB - Blumenau/SC (2003); Especialista em Interdisciplinaridade e Formação de Professores pela Univille/Joinville,SC (1999); Licenciado em Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI/Itajaí,SC (1997); Pesquisador em Educação Ambiental e Multiculturalismo UFPR,PR. Foi professor do Departamento de Metodologia do Ensino MEN, da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM,RS; Atuou como Secretário da Educação no Município de Barra Velha,SC. Atuou como formador docente no campo da Educação Integral pela UFSM. Assessor Pedagógico e Orientador de Propostas e Projetos Educacionais. Atualmente atua como mediador e formador no processo de revisão dos currículos municipais e revisão das matrizes de objetivos de desenvolvimento e aprendizagem da Educação Infantil e das matrizes de habilidades e conteúdos do Ensino fundamental, alinhando-os à Base Nacional Comum Curricular - BNCC e ao Currículo Base do Território Catarinense - CBTC em parceria com as Secretarias de Educação de Canelinha, Nova Trento, Taió, Timbó e Rio dos Cedros. Atua na revisão e reestruturação da Lei do Sistema Municipal de Ensino e presta consultoria na construção das Políticas Públicas de Educação Ambiental - Diretrizes Curriculares e Programas Municipais de Educação Ambiental.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Lopes, L. P., Campos, M. A. T., & Nogueira, V. . (2021). Educação Ambiental em contextos de Bacias Hidrográficas: uma revisão integrativa das pesquisas nacionais e internacionais no período de 1996 a 2020. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 336–361. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12379