AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Ana Cristina Souza da Cruz, Ângela Maria Zanon

Resumo


Este trabalho trata de um estudo realizado por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, objetivando o
levantamento de evidências na literatura sobre a importância de práticas de uma educação ambiental que
proporcione aos seus atores mudanças comportamentais para a construção democrática e política de uma
sociedade mais consciente e potencialmente sustentável. Em paralelo destacamos os objetivos e princípios das
Agendas 21 e, em especial, da Escolar, como forma de envolver crianças e adolescentes e, consequentemente, a
comunidade escolar e local para uma participação mais política sobre o futuro do nosso planeta. Precisamos
acreditar na capacidade humana para reverter a situação de exploração e de desrespeito com a natureza e seu
semelhante no meio ambiente. Para tanto é essencial a ação de uma educação crítica e participativa. E a
implementação da Agenda 21 e em especial da Agenda 21 Escolar pode de fato ser um importante instrumento
de trabalho a favor da sociedade sustentável, sendo necessária uma educação ambiental que promova a reflexão e a ação para além da preservação do ambiente ecológico. Há que se praticar uma educação crítica, democrática e política, pois só teremos um desenvolvimento sustentável se investirmos em uma sociedade sustentável.

Palavras-chave


desenvolvimento sustentável; Agenda 21 Escolar; interdisciplinaridade

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3518

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