AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Autores

  • Ana Cristina Souza da Cruz Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
  • Ângela Maria Zanon Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3518

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, Agenda 21 Escolar, interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho trata de um estudo realizado por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica, objetivando o levantamento de evidências na literatura sobre a importância de práticas de uma educação ambiental que proporcione aos seus atores mudanças comportamentais para a construção democrática e política de uma sociedade mais consciente e potencialmente sustentável. Em paralelo destacamos os objetivos e princípios das Agendas 21 e, em especial, da Escolar, como forma de envolver crianças e adolescentes e, consequentemente, a comunidade escolar e local para uma participação mais política sobre o futuro do nosso planeta. Precisamos acreditar na capacidade humana para reverter a situação de exploração e de desrespeito com a natureza e seu semelhante no meio ambiente. Para tanto é essencial a ação de uma educação crítica e participativa. E a implementação da Agenda 21 e em especial da Agenda 21 Escolar pode de fato ser um importante instrumento de trabalho a favor da sociedade sustentável, sendo necessária uma educação ambiental que promova a reflexão e a ação para além da preservação do ambiente ecológico. Há que se praticar uma educação crítica, democrática e política, pois só teremos um desenvolvimento sustentável se investirmos em uma sociedade sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Souza da Cruz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Professora da Rede Municipal de Ensino, Campo Grande/MS, Pedagoga e mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências/UFMS.

Ângela Maria Zanon, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2013-04-19

Como Citar

Cruz, A. C. S. da, & Zanon, Ângela M. (2013). AGENDA 21 POTENCIALIDADE PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3518