UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃODE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GAÚCHA

Autores

  • Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2824

Palavras-chave:

educação ambiental, formação de professores, UFSM.

Resumo

Reconhecendo o atual consenso existente sobre a necessidade da inclusão da temática ambiental na formação de professores como estratégia fundamental para a consolidação da educação ambiental no sistema formal de ensino brasileiro, o presente trabalho se propôs a compilar dois estudos recentemente conduzidos sobre a inserção da educação ambiental na formação de professores em uma Instituição Federal de Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul, os quais analisam tanto a formação inicial, quanto a formação continuada a nível de pósgraduação. Os dados corroboram deficiências apontadas pela literatura em diversas universidades do país, como a falta de política institucional para a inserção da temática ambiental na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Gonçalves de Andrade Costa

É graduado em Ciências Biológicas pela URCAMP-Alegrete (2002) e em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1996), com especialização em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior. É ainda mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2004).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2012-09-23

Como Citar

Costa, R. G. de A. (2012). UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃODE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GAÚCHA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2824