Encontro Paranaense De Educação Ambiental (2011-2019)

tendências e perspectivas para a formação de professores em educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12308

Palavras-chave:

Formação Docente, Revisão de Literatura, Educação Ambiental Crítica.

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar nas publicações referentes às edições XIII, XIV, XV, XVI e XVII do Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), as tendências teórico-metodológicas que têm balizado a formação de professores para a Educação Ambiental (EA). A coleta e análise dos dados subsidiaram-se na Análise de Conteúdo. Entre as considerações conclusivas, identificamos que a supressão dos temas ambientais nos documentos orientadores das licenciaturas e o predomínio de compreensões ingênuas de EA, tanto para licenciandos quanto para professores formadores, apresentam-se como as principais lacunas da formação inicial. No âmbito continuado, destaca-se a dificuldade dos professores em desenvolver a interdisciplinaridade. Os desdobramentos futuros ao campo apontam para: a ambientalização curricular; a superação da fragmentação do conhecimento; a constituição de processos de formação continuada que propiciem subsídios a um entendimento multifacetado das problemáticas ambientais.

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Biografia do Autor

Aline de Gregorio, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL).

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência (Unesp/Bauru, 2009). Professora e orientadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM-UEL). Atualmente é Professora Sênior da UEL.

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação e Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP – São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática pela Faculdade de Educação da USP (Feusp). Professor do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas do Ensino das Ciências (Getepec).

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

de Gregorio, A., Passos, M. M., & Lorencini Júnior, Álvaro. (2021). Encontro Paranaense De Educação Ambiental (2011-2019): tendências e perspectivas para a formação de professores em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 290–314. https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12308