Encontro Paranaense De Educação Ambiental (2011-2019)
tendências e perspectivas para a formação de professores em educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i1.12308Palavras-chave:
Formação Docente, Revisão de Literatura, Educação Ambiental Crítica.Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar nas publicações referentes às edições XIII, XIV, XV, XVI e XVII do Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), as tendências teórico-metodológicas que têm balizado a formação de professores para a Educação Ambiental (EA). A coleta e análise dos dados subsidiaram-se na Análise de Conteúdo. Entre as considerações conclusivas, identificamos que a supressão dos temas ambientais nos documentos orientadores das licenciaturas e o predomínio de compreensões ingênuas de EA, tanto para licenciandos quanto para professores formadores, apresentam-se como as principais lacunas da formação inicial. No âmbito continuado, destaca-se a dificuldade dos professores em desenvolver a interdisciplinaridade. Os desdobramentos futuros ao campo apontam para: a ambientalização curricular; a superação da fragmentação do conhecimento; a constituição de processos de formação continuada que propiciem subsídios a um entendimento multifacetado das problemáticas ambientais.
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