A educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe-RS
The environmental education in the vocational training and performance that teachers of a state school in the city Catuípe-RS

Tamires Ferrazza, Toshio Nishijima

Resumo


Desenvolver nas escolas uma EA centrada na formação de sujeitos críticos, capazes de efetuar uma leitura de mundo contextualizada é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. Este estudo busca avaliar a formação e o preparo dos professores do Colégio Estadual Catuípe (CEC) para trabalhar EA com seus alunos. A análise apontou que a EA é trabalhada por mais da metade dos professores do CEC, garantindo momentos de discussão sobre a realidade socioambiental, visando principalmente a mudança de atitudes e hábitos, apesar de 60% deles não ter passado por essa abordagem durante sua graduação. Observou-se que as práticas pedagógicas abrangendo EA são pontuais, em sua maioria, repercutindo os processos de formação dos professores. Conclui-se que a escola pesquisada está no início do processo de compreensão das questões da EA. São necessários investimentos na formação dos professores, nas condições físicas da escola, em material didático e na valorização do profissional da educação.

Palavras-chave


Escola; Meio Ambiente; Docentes

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, n. 79, 28 abr. 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília, DF: MEC/ SEF, 1998.

CAVALCANTI, Júlia Nazário de Abreu. Educação Ambiental: Conceitos, Legislação, Decretos e Resoluções pertinente e a formação continuada de professores em educação ambiental na Paraíba. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 30, n. 1, p. 71 – 82, jan./ jun. 2013.

CORRÊA, Sandro Alves.; ECHEVERRIA, Agustina Rosa; OLIVEIRA, Sandra de Fátima. A inserção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nas escolas da rede pública do estado de Goiás – Brasil: a abordagem dos temas transversais - com ênfase no tema meio ambiente. Revista eletrônica Mestrado Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v.17, julho a dezembro de 2006.

DIAS, Jefferson Aparecido; MORAES FILHO, Ataliba Monteiro de. Os Resíduos Sólidos e a Responsabilidade Ambiental Pós-Consumo. 2.ª edição revista e atualizada. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São

Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v.31, n.113, p.1355-1379, out.-dez., 2010.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus, 1995.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Populacional 2010. Disponível em: . Acesso em 07 jul. 2014.

KOFF, Elionara Delwing. Educação Ambiental no projeto Pedagógico do Ensino Fundamental. Interação Revista da Faculdade de Educação da UFG, vol.1, n.1,jan/dez, Goiás: UFG, 1995.

LIMA, Gustavo Ferreira as Costa. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 35, n. 1, p. 145-163, jan./abr., 2009.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1473-1494, set./dez., 2005.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e Movimentos Sociais na Construção da Cidadania Ecológica e Planetária, in Educação Ambiental: Repensando o Espaço da Cidadania, Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Philippe Pomier Layrargues, Ronaldo Souza de Castro (orgs.) 3.ed., São Paulo: Cortez, 2005.

MIRANDA, Daniela Janaína Pereira. Educação e percepção ambiental: o despertar consciente do saber ambiental para a ação do homem na natureza. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v.19, Fundação Universidade Federal de Rio Grande, 2007.

SACCOL, Angela Link. Educação ambiental e formação de professores: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação ambiental em ação. No. 44 - 02/06/2013. ISSN 1678-0701. Disponível em:< http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1508&class=02>. Acesso em 23 out. 2014.

SILVA, M. M. P. Extensão universitária e educação ambiental: uma década buscando o caminho para o resgate do elo perdido. In: Carneiro, Maria A. B.; SOUZA, M. L. G.; FRANÇA, I. S. X. (orgs). Extensão Universitária: espaço de inclusão, formação e socialização do conhecimento. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 196 p., 2009.

SILVA, Andréia Cristina Sousa. O trabalho com educação ambiental em escolas de ensino fundamental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 20, 2008.

TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

TREVISOL, Joviles Vitório. Os professores e a educação ambiental: um estudo de representações sociais de docentes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. II Encontro Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). 26 a 29 de maio de 2004.< http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/joviles_trevisol.pdf> Acesso em 22 de out de 2014.

VARGAS, Liliana Angel. Educação ambiental: a base para a transformação políti-co/transformadora na sociedade. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande do Sul, v. 15, p. 72-79, jul/dez. 2005.

VIANA, Pedrina Alves Moreira Oliveira; OLIVEIRA, José Everaldo. A inclusão do tema meio ambiente nos currículos escolares. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande,v. 16, p. 01-17, 2006.

ZALDIVAR, Javier Féria. Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo, Jornal Circuito CEFETES, Vitória: jun. 2002. Entrevista concedida ao jornal.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5368

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.