A educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe-RS<br>The environmental education in the vocational training and performance that teachers of a state school in the city Catuípe-RS

Autores

  • Tamires Ferrazza Universidade Federal de Santa Maria
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5368

Palavras-chave:

Escola, Meio Ambiente, Docentes

Resumo

Desenvolver nas escolas uma EA centrada na formação de sujeitos críticos, capazes de efetuar uma leitura de mundo contextualizada é fundamental para a construção de uma sociedade sustentável. Este estudo busca avaliar a formação e o preparo dos professores do Colégio Estadual Catuípe (CEC) para trabalhar EA com seus alunos. A análise apontou que a EA é trabalhada por mais da metade dos professores do CEC, garantindo momentos de discussão sobre a realidade socioambiental, visando principalmente a mudança de atitudes e hábitos, apesar de 60% deles não ter passado por essa abordagem durante sua graduação. Observou-se que as práticas pedagógicas abrangendo EA são pontuais, em sua maioria, repercutindo os processos de formação dos professores. Conclui-se que a escola pesquisada está no início do processo de compreensão das questões da EA. São necessários investimentos na formação dos professores, nas condições físicas da escola, em material didático e na valorização do profissional da educação.

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Biografia do Autor

Tamires Ferrazza, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Educação Ambiental - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Dr., Curso de Especialização em Educação Ambiental, UFSM.

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Publicado

2016-05-31

Como Citar

Ferrazza, T., & Nishijima, T. (2016). A educação ambiental na formação e atuação dos professores de um colégio estadual no município de Catuípe-RS<br>The environmental education in the vocational training and performance that teachers of a state school in the city Catuípe-RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(1), 281–298. https://doi.org/10.14295/remea.v33i1.5368