v. 36 n. 3 (2019)

Imagem de uma praia em dia de verão, com muitas árvores, a maioria palmeiras.
Publicado: 2019-12-17

Editorial

  • Editorial

    Vilmar Alves Pereira
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9776

Artigos

  • Educação Ambiental Popular como concepção formativa: entremeares da Extensão, Ensino e Pesquisa

    Lisiane Costa Claro, Roberta Avila Pereira
    8-23
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9676
  • Filosofia na/da Educação Ambiental: a complexidade das produções do primeiro quindênio do século XXI

    Ronualdo Marques, Jerry Adriano Raimundo, Claudia Regina Xavier
    24-42
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9312
  • Indícios da formação de emoções provocadas por um estudo da realidade: articulações entre a Neurociência e a perspectiva Estético-ambiental da Educação

    Ronan Moura Franco, Elena Maria Billig Mello, Diana Paula Salomão de Freitas
    43-64
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9450
  • PDDE Escolas Sustentáveis: a inclusão da Educação Ambiental no Projeto Político-Pedagógico de escolas públicas em Mato Grosso do Sul

    José Flávio Rodrigues Siqueira, Fabiano Francisco Soares, Angela Maria Zanon
    65-85
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9289
  • Os sentidos de corpo indesejado entre jovens adolescentes do Ensino Médio: epistemologias Ecológico-Ambientais

    Elmer Erico Link, Jeferson Luis da Silva, Cleber Gibbon Ratto
    86-101
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9567
  • A Educação Ambiental Crítica Como Fundamentação Teórica da Pedagogia 4Cs: Criticidade, Cientificidade, Colaboração e Criatividade

    Ângelo Francklin Pitanga
    102-118
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9335
  • O entorno da VALE S.A. na perspectiva do direito à cidade: da miopia verde à catarse do pó preto

    Israel David Oliveira Frois, Sandra Soares Della Fonte
    119-140
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9336
  • Pensamiento Crítico: Actitud Vital para Convivir

    Linda Marcela Gallego Jaramillo, Martha Lucia García Naranjo
    141-159
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9745
  • Os impactos relacionados ao uso de agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais: uma revisão sistemática

    Isadora Roman da Silva, Daiani Modernel Xavier, Marta Regina Cezar-Vaz
    160-177
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9426
  • Cuidado ambiental na agricultura familiar e agroecológica

    Rosa Adeyse Silva, Maria Betânia Ribeiro Torres
    178-197
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9527
  • (Eco)Narrativa de uma caminhada na floresta australiana

    Valéria Ghisloti Iared
    198-212
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9528
  • A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora

    Ionara Cristina Albani, Cláudia da Silva Cousin, Macarena Esteban Ibañez
    213-234
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9655

Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

  • Carta de Guiné-Bissau para Francisco

    Vilmar Alves Pereira
    235-260
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9773
  • Alterações Climáticas, incêndios florestais (2017) e as ideias reveladas por alunos do 1.º e 2.ºanos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Pombal

    Cátia Rodrigues Sousa, Mário Acácio Oliveira
    261-275
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9704
  • Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico

    Carla Liliana Gomes, Isabel Correia Dias, Olga Maria Assunção Pinto dos Santos
    276-291
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9720
  • A Alga, o Índio e a Welwitschia: Storytelling como ferramenta de apoio ao Ensino e à Comunicação de Ciência

    Ana Cristina Tavares
    292-318
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9701
  • Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.

    Marco António Costa, Luis Pires, Rui Mendonça, Maria José Rodrigues
    319-335
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9721
  • O estabelecimento de um curso de Licenciatura em Ciências do Mar e do Ambiente na Guiné-Bissau: oportunidades, constrangimentos e desafios

    Rui Moutinho Sá
    336-355
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9688
  • Aquaponia em Educação Ambiental – Perceções de alunos e de professores

    Pedro Martins
    356-369
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9717
  • Teatro do mar: arte para conservação da biodiversidade

    Priscilla Teixeira Campos, Etelvina Figueira
    370-387
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9286
  • The Cosmocene Ecology: alternatives on the horizon of the Anthropocene and climate change

    Vilmar Alves Pereira
    388-404
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9744