Filosofia na/da Educação Ambiental: a complexidade das produções do primeiro quindênio do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9312

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Filosofia, tendências de pesquisa.

Resumo

A Educação Ambiental como temática transversal no ensino se integra a diversas concepções e abordagens para elucidar a sua relevância como caráter excepcional para buscar a solução dos problemas ambientais pós-moderno. Buscou-se compreender a relação da filosofia com a Educação Ambiental nos primeiros quinze anos do século XXI e como se caracteriza a filosofia na e da Educação Ambiental a partir dos tópicos clássicos: metafísica, epistemologia, ética, estética e lógica. Observou-se que os temas que relacionam a filosofia e a Educação Ambiental se constituindo como tendências foram: ensino, formação, sociedade, professores, escola e política, que caracterizam a preocupação com o ensino formal e escolar, com efeitos sociais e políticos.

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Biografia do Autor

Ronualdo Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus de Curitiba

Mestre em Ensino de Ciências no Programa de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGFECT-UTFPR); especialização em Educação Especial pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); especialização em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE); especialização em Gestão Pública Municipal pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduação em Pedagogia no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente é docente de Biologia e Ciências na Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED

Jerry Adriano Raimundo, Universidade Federal do Paraná

Mestre em educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2017). Especialista em Filosofia Contemporânea (FACEL-2013); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (ESAP-2011); Licenciado em PEDAGOGIA? (UEM-2010); Licenciado em Normal Superior (UEM-2009); e, Bacharel em Teologia (SPR-2003). Docente em anos iniciais, ciclo II, na Prefeitura Municipal de Curitiba (2012)

Claudia Regina Xavier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Profa. Dra. no Programa de Mestrado de Formação Científica, Educacional e Tecnológica - FCET/UTFPR. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1996) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1998). Participou em Treinamento Avançado em Instrumentos de Gestão Ambiental em Hamburgo- Alemanha (2001) e posteriormente se titulou doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Concepción- Chile (2006). Atualmente é Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Marques, R., Raimundo, J. A., & Xavier, C. R. (2019). Filosofia na/da Educação Ambiental: a complexidade das produções do primeiro quindênio do século XXI. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 24–42. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9312

Edição

Seção

Artigos