Teatro do mar: arte para conservação da biodiversidade

Priscilla Teixeira Campos, Etelvina Figueira

Resumo


Os recifes coralíneos na Baía de Todos os Santos, BTS, Brasil estão sofrendo com a crise mundial dos recifes de coral cuja maior consequência é a perda da biodiversidade local e consequente diminuição do estoque pesqueiro que afeta diretamente a comunidade de pescadores artesanais. Tal desequilíbrio ecológico causou o surto populacional do zoantário Palythoa cf. variabilis que mata as principais espécies construtoras de recifes. Nosso objetivo foi estreitar o diálogo com a comunidade acerca dessa problemática através da Educação Ambiental Estética e da Arte, principalmente do Teatro para um diálogo mais efetivo com a comunidade. O resultado foi o festival de arte educação ambiental – Festival Maré Arte, tendo a sustentabilidade marinha como tema.

Palavras-chave


Educação Ambiental Estética, Teatro do Oprimido, Relação Homem-Oceano

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ADEY, Walter H. Coral reef ecosystems and human health: biodiversity counts! Ecosystem health, v. 6, n. 4, p. 227-236, 2000. Disponível em:

https://doi.org/10.1046/j.1526-0992.2000.006004227.x>Acesso em: 03 ago. 2019.

BARBIER, Renè. Pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007. 157 p.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.

BELLWOOD, David R. et al. Confronting the coral reef crisis. Nature, v. 429, n. 6994, p. 827, 2004. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nature02691 >Acesso em: 03 ago. 2019.

BOAL, Augusto. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 7ª ed rev. e ampl. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 6ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2006. 347 p.

BOAL, Augusto. Educação, pedagogia e cultura. In: Revista Metaxis: Informativo do Centro de Teatro do Oprimido, CTO-RJ, 2007. p. 7-8.

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2009. 256 p.

BRUNO, John F.; SELIG, Elizabeth R. Regional decline of coral cover in the Indo-Pacific: timing, extent, and subregional comparisons. PLoS one, v. 2, n. 8, p. e711, 2007. Disponível em: < https://doi.org/10.1371/journal.pone.0000711>Acesso em: 03 ago. 2019.

BRUNO, John F. et al. Assessing evidence of phase shifts from coral to macroalgal dominance on coral reefs. Ecology, v. 90, n. 6, p. 1478-1484, 2009. Disponível em:

https://doi.org/10.1890/08-1781.1>Acesso em: 03 ago. 2019.

BURKE L., REYTAR K., SPALDING M., PERRY A. (2011) Reefs at Risk Revisited. Comp. Gen. Pharmacol, World Resources Institute, Washington, DC.

CAMPOS, P. O Teatro do Oprimido e a Flor da Permacultura na Educação Ambiental. 113 fl. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Sergipe, 2014 a.

CAMPOS, Priscilla Teixeira; DE SOUZA RIBEIRO, Adauto. (2014b). O Teatro do Oprimido na trilha da interdisciplinaridade e sustentabilidade no semiárido nordestino. Revista de Educação Popular, v. 14, n. 1, p. 107-120. Disponível em: < https://doi.org/10.14393/REP-v14n12015-art09> Acesso em: 03 ago. 2019.

CAMPOS, P. A arte de cuidar do Oceano. Produção Campos, 2019. Disponível em: < https://youtu.be/_D2OG2_zaYs>. Acesso em: 03 ago. 2019a.

CAMPOS, P. The art of taking care ocean. Produção Campos, 2019. Disponível em: < https://youtu.be/FaMPGxQcZo4>. Acesso em: 03 ago. 2019b.

CAMPOS, P. Nossa casa comum: O planeta Azul. Produção Campos, 2019. Disponível em: < https://youtu.be/tFcZ5gtGUQ4>. Acesso em: 03 ago. 2019c.

CAMPOS, P. Our Commom home: The Blue Planet. Produção Campos, 2019d. Disponível em: < https://youtu.be/OjHJeou_-58>. Acesso em: 03 ago. 2019.

CRUZ, Igor CS et al. Evidence of a phase shift to Epizoanthus gabrieli Carlgreen, 1951 (Order Zoanthidea) and loss of coral cover on reefs in the Southwest Atlantic. Marine Ecology, v. 36, n. 3, p. 318-325, 2015. Disponível em: < https://doi.org/10.1111/maec.12141>. Acesso em: 03 ago. 2019.

CRUZ, Igor CS Miguel Loiola, Tiago Albuquerque, Rodrigo Reis, José de Anchieta C. C. Nunes, James D. Reimer, Masaru Mizuyama, Ruy K. P. Kikuchi, Joel C. Creed. Effect of phase shift from corals to Zoantharia on reef fish assemblages. PloS one, v. 10, n. 1, p. e0116944, 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2019.

CRUZ, Igor Cristino Silva Verena Henschen Meira, Ruy Kenji Papade Kikuchi,Joel ChristopherCreedd. The role of competition in the phase shift to dominance of the zoanthid Palythoa cf. variabilis on coral reefs. Marine environmental research, v. 115, p. 28-35, 2016.Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.marenvres.2016.01.008>. Acesso em: 03 ago. 2019.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. 2ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 185 p.

FUCHS, Ana Carolina Müller. Improvisação teatral e descentração. 91f. 2005. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS.

FREITAS, Deisi Sangoi; MICHINEL, José Luis; DE OLIVEIRA, Odisséa Boaventura. Bachelard e o pós-modernismo. Educação (UFSM), v. 25, n. 2, p. 129-139, 2000.p. 129- 139. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.5902/19846444>. Acesso em: 03 ago. 2019.

GOETZ, J.P.; LECOMPTE, M. D. Etnografía y diseno cualitativo en investigación educativa. Madrid: Editora Morata, 1988.

HALPERN, B. S. ; LONGO, C.; HARDY, D. , MCLEOD,K. L. ; SAMHOURI,J. F. ; KATONA, S. K. An index to assess the health and benefits of the global ocean. Nature, 488, p. 615-620, 2012. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

HUGHES, Terry P. Nicholas A.J.Graham, Jeremy B.C.Jackson, Peter J.Mumby, Robert S.Steneck4. Rising to the challenge of sustaining coral reef resilience. Trends in ecology & evolution, v. 25, n. 11, p. 633-642, 2010. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/j.tree.2010.07.011>. Acesso em: 03 ago. 2019.

JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. IN: Cadernos de Pesquisa, n. 118, março/ 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n118/16834.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2019.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do ensino de teatro. Papirus Editora, 2001.

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. 5. ed. São Paulo:Perspectiva,2004.155 p.

LABOREL, Jacques. Madreporaires et hydrocoralliares recifaux des cotes Bresiliennes. Systematique, ecologie. repartition verticale et geographique. Results Scientifique du Campagne de Calypso, v. 9, n. 25, p. 171-229, 1969. Disponível em: < https://ci.nii.ac.jp/naid/10010412727/>. Acesso em: 03 ago. 2019.

Marconi, Marina de Andrade, and Eva Maria Lakatos. Técnicas de pesquisa. Vol. 2. São Paulo: Atlas, 2002.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 4ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2006. 183 p.

MION, João Amadeus Pereira; DE CARVALHO, Washington Luiz Pacheco. IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: subsídios para a formação de professores de Física IMPLICATIONS OF RELATION SCIENCE, TECHNOLOGY, SOCIETY AND ENVIRONMENT: subsidy to Physics teacher education undergraduate. IN: Experiências em Ensino de Ciências. [S.l.], v. 4, n.2, p. 47-59, 2009. Disponível em: < http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID81/v4_n2_a2009.pdf >. Acesso em: 03 ago. 2019.

MOBERG, Fredrik; FOLKE, Carl. Ecological goods and services of coral reef ecosystems. Ecological economics, v. 29, n. 2, p. 215-233, 1999. Disponível em: < https://doi.org/10.1016/S0921-8009(99)00009-9>. Acesso em: 03 ago. 2019.

MORAN, Emílio F. Meio ambiente e ciências sociais: interações homem-ambiente e sustentabilidade/ Emilio F. Moran; tradução Carlos Slak. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

NOAA, 2013. Ocean Literacy: The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages Version 2, a brochure resulting from the 2-week On-Line Workshop on Ocean Literacy through Science Standards; published by National Oceanic and Atmospheric Administration; Published June 2005, revised March 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

OCEAN HEALTH INDEX. Disponível em: . Acesso em 03 ago. 2019.

PANDOLFI Jonh.M., Bradbury, Roger H. SALA, Enric, HUGHES, Terence P. BJORNDAL, Karen A. COOKE, Richard G. MCAEDLE, Deborah, MCCLEANCHAN, Loren, NEWMAN, Marah J. H. PAREDES, Gustavo. WARNER, Robert R. JACKSON, JEREMY, B. C. (2003) Global trajectories of the long-term decline of coral reef ecosystems. Science, 301, 955–958. Disponível em: < https://doi.org/10.1126/science.1085706>. Acesso em: 03 ago. 2019.

RIEGL Bernhard. BRUCKNER, Andy. COLES, Steve L. RENAUD, Philip. DODGE, Richard. (2009) Coral reefs: threats and conservation in an era of global change. Annals of the New York Academy of Sciences, 1162, 136–186. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2019.

RYNGAERT, Jean. Tradução Cássia Raquel da Silveira. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: CosacNaify, 2009. 278 p.

DOS SANTOS, José Eduardo; SATO, Michèle. A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. RiMa, 2006. 3. ed. São Carlos: RiMa, 2006. 604 p.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2019.

SASSERON, Lúcia Helena; DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências – V13(3), pp.333-352, 2008. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2019.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

WILKINSON, Clive. Status of Coral Reefs of the World: 2008. Global Coral Reef Monitoring Network and Reef and Rainforest Research Center, Townsville, Australia. 2008.

ZIMAN, John. Teaching and learning about science and society. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.




DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9286

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.