Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9720

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Pegada hídrica

Resumo

A escola, em permanente desafio, exige de toda a comunidade educativa, principalmente dos professores, dinâmicas ajustadas aos paradigmas sociais atuais. Nessa linha de ação, o trabalho dos professores deve refletir práticas pedagógicas inovadoras como resposta aos desafios constantes da sociedade. Dentro das temáticas que podem ser abordadas nas salas de aula, atividades relacionadas com a Educação Ambiental contribuem para a aquisição de capacidades, comportamentos e atitudes imprescindíveis para manter o equilíbrio entre o Homem e o Ambiente no que tange aos seus recursos naturais limitados, como é exemplo a água. O presente artigo pretende dar a conhecer algumas atividades relativas à temática, em duas turmas de 1.º ciclo do ensino básico (CEB) com alunos dos 1.º, 2.º e 4.º anos de escolaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Liliana Gomes, Agrupamento de Escolas Gualdim Pais - Pombal

Licenciatura em Professores do Ensino Básico Variante de Matemática e Ciências Naturais.

Isabel Correia Dias, Escola Básica Integrada Gualdim Pais

Curso de Magistério Primário; Licenciatura em Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Professores do 1.º Ciclo - Especialização em Língua Portuguesa.

Olga Maria Assunção Pinto dos Santos, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Politécnico de Leiria. Ci&DEI / CICS.NOVA.IPLeiria-iACT

Doutora em Ciências da Educação, área de Educação Especial; Mestre em Educação Ambiental; Licenciada em Professores do Ensino Básico variante de Matemática e Ciências da Natureza.

Referências

ALMEIDA, A. Educação Ambiental – a importância da educação ética. Lisboa: Livros Horizonte, 2007.

ENEA (2017). Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Lisboa: Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

EQUIPA ANP/WWF. (2019). Pegada Hídrica. Disponível em: https://www.natureza-portugal.org/o_nosso_planeta/agua/pegada_hidrica/ . Acesso: 16 de julho 2019.

GONÇALVES, F.; PEREIRA, R.; AZEITEIRO, U. M. M.; PEREIRA, M. J. V. Atividades Práticas em Ciências e Educação Ambiental. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

MARTINS, I. P., VEIGA, L., TEIXEIRA, F., TENREIRO-VIEIRA, C., VIEIRA, R., RODRIGUES, A. V. e COUCEIRO, F. Educação em Ciências e Ensino Experimental no 1ºCiclo EB. Formação de Professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2006.

MARTINS, I. P., VEIGA, L., TEIXEIRA, F., TENREIRO-VIEIRA, C., VIEIRA, R., RODRIGUES, A. V. e COUCEIRO, F. Sustentabilidade na Terra - guião didático para professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2010.

PEDRINI, A. G. & SAITO, C. H. Paradigmas Metodológicos em Educação Ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2020 para o Desenvolvimento Sustentável. (2017). Negócios Estrangeiros da República Portuguesa: Republica Portuguesa. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/15771Portugal2017_PT.pdf Acesso: 9 maio 2019.

SAPELLI, M. L. S.; FREITAS, L. C.; CALDART, R. S. Caminhos para transformação da escola 3. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2016.

WORLD COMMISSION on ENVIRONMENT and DEVELOPMENT. Our Common Future. Oxford: Oxford University Press, 1987. (Relatório de Brundtland).

WWAP. Water for people. Water for life. Paris: World Water Assessment Programme. Disponível em http://www.unesco.org Acesso: 30 junho 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Gomes, C. L., Dias, I. C., & dos Santos, O. M. A. P. (2019). Pegada Hídrica… …Água – um recurso finito a preservar: estudo de caso em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 276–291. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9720

Edição

Seção

Seção Especial: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa