(Eco)Narrativa de uma caminhada na floresta australiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9528

Palavras-chave:

pós-humano, experiência estética, epistemologias ecológicas.

Resumo

Atualmente, alguns estudiosos do campo da educação ambiental vêm se debruçando sobre o despertar das apreensões estéticas e afetividades sobre a natureza. O manuscrito apresenta uma vivência na natureza por meio de uma (eco)narrativa e discute as interações corporais e multissensoriais entre humanos ~ não humanos durante essa experiência. A partir disso, outros aspectos que vêm sendo pontuados em pensamentos filosóficos emergentes (como novo materialismo, teoria não representacional, ecofenomelogia) são colocadas em diálogo com o objetivo de contribuir com a tríade ontologia ~ epistemologia ~ metodologia na pesquisa. Particularmente, o artigo busca contribuir com investigações que têm por intuito legitimar as afetividades, emoções e não humanos em uma perspectiva menos antropocêntrica.

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Biografia do Autor

Valéria Ghisloti Iared, Professora Adjunta - Departamento de Biodiversidade / Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar (2006). Doutora em Ciências (UFSCar). Professora adjunta no Departamento de Biodiversidade/ UFPR.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Iared, V. G. (2019). (Eco)Narrativa de uma caminhada na floresta australiana. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 198–212. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9528

Edição

Seção

Artigos