(Eco)Narrativa de uma caminhada na floresta australiana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9528

Palabras clave:

pós-humano, experiência estética, epistemologias ecológicas.

Resumen

Atualmente, alguns estudiosos do campo da educação ambiental vêm se debruçando sobre o despertar das apreensões estéticas e afetividades sobre a natureza. O manuscrito apresenta uma vivência na natureza por meio de uma (eco)narrativa e discute as interações corporais e multissensoriais entre humanos ~ não humanos durante essa experiência. A partir disso, outros aspectos que vêm sendo pontuados em pensamentos filosóficos emergentes (como novo materialismo, teoria não representacional, ecofenomelogia) são colocadas em diálogo com o objetivo de contribuir com a tríade ontologia ~ epistemologia ~ metodologia na pesquisa. Particularmente, o artigo busca contribuir com investigações que têm por intuito legitimar as afetividades, emoções e não humanos em uma perspectiva menos antropocêntrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valéria Ghisloti Iared, Professora Adjunta - Departamento de Biodiversidade / Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar (2006). Doutora em Ciências (UFSCar). Professora adjunta no Departamento de Biodiversidade/ UFPR.

Citas

BELSEY, Catherine. Poststructuralism: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 2002.

BRAIDOTTI, Rose. The posthuman. Malden: Polity Press, 2013.

BROWN, Charles.; TOADVINE, Ted. Eco-Phenomenology: back to the earth itself. Albany: State University of New York Press, 2003.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura; STEIL, Carlos Alberto. A sacralização da natureza e a ‘naturalização’ do sagrado aportes teóricos para a compreensão dos entrecruzamentos entre saúde, ecologia e espiritualidade. Ambiente & Sociedade, v. XI, n. 2, p. 01-17, 2008.

CLOUGH, Patricia Ticineto; HALLEY, Jean. (eds). The affective turn: theorizing the social. Durham: Duke University Press, 2007.

CONNOLLY, William. Materiliaties of experience. In: COOLE, Diana; FROST, Samantha. (eds). New materialisms: ontology, agency, and politics. Durham: Duke University Press, 2010. p. 178-200.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa - teorias e abordagens. 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2006.

DUARTE, Júlio Corrêa de Resende; SATO, Michèle; PAZOS, Araceli Serantes. A educação ambiental do caminhar. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. 35, n. 3, p. 94-113, 2018.

FOX, Nick. Emotions, affects and the production of social life. British Journal of Sociology, v. 66, n. 2, p. 301–318, 2015.

FOX, Nick; ALLDRED, Pam. Mixed methods, materialism and the micropolitics of the research-assemblage. International Journal of social research methodology, v. 21, n. 2, p.191-294, 2018.

GUIMARÃES, Mauro. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico.; LAYRARGUES, Philippe Pomier.; CASTRO, Ronaldo Souza de. (Orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. 2 ed., São Paulo: Cortez, 2011, p.11-29.

HART, Paul. Preconceptions and positionings: can we see ourselves within our own terrain? In: STEVENSON, Robert; BRODY, Michael; DILLON, Justin; WALS, Arjen. International Handbook of Research on Environmental Education. New York: Routledge Publishers, 2013, p. 507-510.

______. Transitions in thought and practice: links, divergences, and contradictions in post-critical inquiry. Environmental Education Research, v. 11, n. 4, p. 391-400, 2005.

IARED, Valéria Ghisloti. Etnografia em Movimento como Possibilidade para a Interpretação da Experiência Estética da Natureza. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 13, n. Especial: Educação Ambiental como espaço de luta e resistência: pesquisa, intervenção, formação e políticas públicas em debate, p. 184-203, 2018.

IARED, Valéria Ghisloti.; OLIVEIRA, Haydée Torres de O walking ethnography para a compreensão das interações corporais e multissensoriais na educação ambiental. Ambiente & Sociedade, v. 20, n. 3, p. 99-116, 2017.

IARED, Valéria Ghisloti, OLIVEIRA, Haydée Torres de; PAYNE, Phillip. The aesthetic experience of nature and hermeneutic phenomenology. The Journal of Environmental Education, v. 47, p. 191-201, 2016.

INGOLD, Tim. Anthropology and/as Education. Routledge: Abingdon, 2017.

______. That’s enough about ethnography!. Hau: Journal of Ethnographic Theory, vol. 4, n. 1, p. 383–395, 2014.

______. Being alive: Essays on movement, knowledge and description. London: Routledge, 2011.

______. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000.

INGOLD, Tim; VERGUNST, Jo Lee (eds). Ways of walking: ethnography and practice of foot. Surrey: Ashgate Publishing, 2008.

JACKSON, Alecia; MAZZEI, Lisa. Thinking with theory in qualitative research: Viewing data across multiple perspectives. New York: Routledge, 2012.

JICKLING, Bob. Sitting on an old grey stone: meditations on emotional understanding. In: McKENZIE, Marcia; HART, Paul; BAI, Heesoon; JICKLING, Bob. Fields of green: restorying culture, environment, and education. New Jersey: Hampton Press, 2009, p. 163-173.

KATZ, Jack. How Emotions Work. Chicago, University of Chicago Press, 2000.

LATHER, Patti; St. PIERRE, Elizabeth Adams. Post-qualitative research. International Journal of qualitative studies in education, v. 26, n. 6, p. 629-633, 2013.

LOTZ-SISITKA, Heila; WALS, Arjen; KRONLID, David.; McGARRY, Dylan. Transformative, transgressive social learning: rethinking higher education pedagogy in times of systemic global dysfucntion. Current Opinion in Environmental Sustainability, v. 16, n. 73, p. 73-80, 2015.

McCORMACK, Derek. Refrains for moving bodies: experience and experiment in affective spaces. Durham: Duke University Press, 2013.

McKENZIE, Marcia. Affect theory and policy mobility: challenges and possibilities for critical policy research. Critical Studies in Education, v. 58, n. 2, p.187-204, 2017.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O Visível e o Invisível. São Paulo: Perspectiva, 2007.

PAYNE, Phillip. What next? Post-critical materialisms in environmental education. The Journal of Environmental Education, v. 47, n. 2, p. 169-178, 2016.

______. Vagabonding slowly: ecopedagogy, metaphors, figurations, and nomadic ethics. Canadian Journal of Environmental Education, v. 19, n.1, p.47-69, 2014.

______. (Un)timely ecophenomelogical framings of environmental education research. In: STEVENSON, Robert; BRODY, Michael; DILLON, Justin; WALS, Arjen. International Handbook of Research on Environmental Education. New York: Routledge Publishers, 2013, p. 424-437.

______. Framing research: conceptualization, contextualization, representation and legitizimation. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, p.49-77, 2005.

PAYNE, Phillip; RODRIGUES, Cae; CARVALHO, Isabel Cristina Moura; SANTOS, Laísa Maria Freire; AGUAYO, Claudio; IARED, Valéria Ghisloti. Affectivity in environmental education research. Revista Pesquisa em Educação Ambienta, v. 13, n. Edição especial, p. 93-114, 2018.

PINK, Sarah. Doing sensory ethnography. London: SAGE, 2009.

ROBOTTOM, Ian.; HART, Paul. Research in environmental education: Engaging the debate. Geelong,Victoria: Deakin University Press, 1993.

RODRIGUES, Cae. O vagabonding como estratégia pedagógica para a “desconstrução fenomenológica” em programas experienciais de educação ambiental. Educação em Revista, v. 31, n. 1, p. 303-327, 2015.

ROUDAVSKIA, Stanislav; McCORMACK, Jon. Post-anthropocentric creativity (Editorial). Digital creativity, v. 27, n.1, p. 3–6, 2016.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The corporeal turn: an interdisciplinary reader. Exeter: Imprint Press, 1999.

THRIFT, Nigel. Non-Represenational Theory: space, politics, affect. New York and London: Routledge, 2008.

WILLIGES. Flávio. O que o caminhar ensina sobre o bem-viver? Thoreau e o apelo da natureza. In: CADERNOS IHU Ideias[online]. nº. 271. Volume 16, p. 1-22. 2018.

Publicado

2019-12-17

Cómo citar

Iared, V. G. (2019). (Eco)Narrativa de uma caminhada na floresta australiana. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 198–212. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9528

Número

Sección

Artigos