A Educação Ambiental Crítica Como Fundamentação Teórica da Pedagogia 4Cs: Criticidade, Cientificidade, Colaboração e Criatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9335

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Educação Ambiental Crítica. Pedagogia 4Cs.

Resumo

A perspectiva crítica da educação ambiental é uma corrente que defende uma prática educativa que conduza à formação do sujeito, propiciando a construção de um projeto societário democrático e emancipatório, voltado para a formação cidadã. Suportado na pesquisa qualitativa, especificamente na revisão bibliográfica, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um ensaio teórico sobre as influências da Educação Ambiental (EA), em sua perspectiva Crítica, como fundamentação teórica da pedagogia 4Cs: Criticidade (Pensamento Complexo), Cientificidade (Conhecimento Científico), Colaboração e Criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Francklin Pitanga, Instituto Federal da Bahia - Atuando por Cooperação Técnica no Instituto Federal de Sergipe, campus Lagarto.

Licenciado e Mestre em Química pela UFS, Doutor em Educação pela UFS. Docente do IFBA, em cooperação técnica no IFS. Professor Colaborador do Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA/IFBA/UEFS/UNEB/CIMATEC). Desenvolve atividades de pesquisa que versam sobre: Educação Ambiental, Educação em Química Verde, Sustentabilidade, CTS2. Formação de Professores e Processos Oxidativos Avançados (POAs).

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Pitanga, Ângelo F. (2019). A Educação Ambiental Crítica Como Fundamentação Teórica da Pedagogia 4Cs: Criticidade, Cientificidade, Colaboração e Criatividade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 102–118. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9335

Edição

Seção

Artigos