Pesquisa em Educação Ambiental

balanço da produção científica do GEPEASE de 2017 a 2021

Autores

  • Monica Andrade Modesto Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE)
  • Isabelle Aparecida Dellela Blengini Universidade Federal de Sergipe/Aluna
  • Aline Lima de Oliveira Nepomuceno Universidade Federal de Sergipe/Professora
  • Maria Inêz Olveira Araujo Universidade Federal de Sergipe/Professora

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13295

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Formação de educadores ambientais, Produção acadêmica

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE), situado na Universidade Federal de Sergipe, realiza reuniões de estudos e discussões epistemológicas embasadas na tendência crítica da Educação Ambiental. Nesse sentido, este trabalho, do tipo Estado da Arte, tem como objetivo avaliar a produção científica ligada ao GEPEASE, referente ao interstício 2017-2021, a fim de compreender as tendências teórico-metodológicas que orientaram as pesquisas desenvolvidas no grupo, ancorando-se nos princípios da Educação Ambiental Crítica. Os resultados mais expressivos dos trabalhos analisados, emergentes da Análise Textual Discursiva, estão ligados: a) aos autores e às autoras referências desses trabalhos, b) às discussões voltadas para a dimensão socioambiental não reducionista, c) ao enfrentamento a práticas conservadoras e d) ao movimento de ruptura com o paradigma vigente do capital. Dessa forma, o GEPEASE se reafirma como espaço de resistência, discussão e construção.

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Biografia do Autor

Monica Andrade Modesto, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2016); Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2014), Licenciada em Pedagogia (2012). Professora da rede estadual. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE). Sócia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Desempenha pesquisas nas áreas de educação ambiental, ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental, formação docente e formação ambiental.

Isabelle Aparecida Dellela Blengini, Universidade Federal de Sergipe/Aluna

Bióloga, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal de Sergipe, pesquisadora do GEPEASE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe).

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe/Professora

Bióloga, mestre e doutora em Educação, professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe, e vice-líder do GEPEASE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe).

Maria Inêz Olveira Araujo, Universidade Federal de Sergipe/Professora

Bióloga, mestre e doutora em Educação, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal de Sergipe, e líder do GEPEASE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe).

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Modesto, M. A., Dellela Blengini, I. A. ., Lima de Oliveira Nepomuceno, A., & Oliveira Araujo, M. I. (2021). Pesquisa em Educação Ambiental: balanço da produção científica do GEPEASE de 2017 a 2021 . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 117–137. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13295