Pesquisa em Educação Ambiental
balanço da produção científica do GEPEASE de 2017 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13295Palavras-chave:
Educação Ambiental, Formação de educadores ambientais, Produção acadêmicaResumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE), situado na Universidade Federal de Sergipe, realiza reuniões de estudos e discussões epistemológicas embasadas na tendência crítica da Educação Ambiental. Nesse sentido, este trabalho, do tipo Estado da Arte, tem como objetivo avaliar a produção científica ligada ao GEPEASE, referente ao interstício 2017-2021, a fim de compreender as tendências teórico-metodológicas que orientaram as pesquisas desenvolvidas no grupo, ancorando-se nos princípios da Educação Ambiental Crítica. Os resultados mais expressivos dos trabalhos analisados, emergentes da Análise Textual Discursiva, estão ligados: a) aos autores e às autoras referências desses trabalhos, b) às discussões voltadas para a dimensão socioambiental não reducionista, c) ao enfrentamento a práticas conservadoras e d) ao movimento de ruptura com o paradigma vigente do capital. Dessa forma, o GEPEASE se reafirma como espaço de resistência, discussão e construção.
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