Entendimentos de Professores Universitários de Química sobre a Crise Ambiental<br>Understandings of University Teachers of Chemistry on the Environmental Crisis<br>Entendimientos de Profesores Universitarios de Química sobre la Crisis Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7725

Palavras-chave:

Entendimentos. Crise Ambiental. Professores de Química.

Resumo

Uma documentada crise é defendida por pesquisadores de renome internacional, que trazem em comum o argumento que o colapso vivido não é de natureza ecológica, mas sim social. Estes alertam para a chegada de um possível estágio catastrófico da modernidade. Com vistas às preocupações acima, este artigo tem como objetivo investigar o entendimento de professores universitários sobre a crise ambiental. Encaminhados pelos fundamentos da pesquisa qualitativa, seis docentes foram entrevistados a respeito do tema. A análise dos resultados permitiu inferir a predominância de um entendimento pragmático do processo de crise, marcado pela presença de elementos caraterísticos de uma visão epistemológica racionalista, onde as principais preocupações estão relacionadas com: gestão de recursos, conscientização dos alunos, desenvolvimento de tecnologias substitutivas e formação de mão de obra qualificada. A documented crisis is defended by internationally renowned researchers who share the argument that the collapse is not of an ecological nature but of a social one. These warn of the arrival of a possible catastrophic stage of modernity. In view of the above concerns, this article aims to investigate the understanding of university professors about the environmental crisis. Based on the fundamentals of qualitative research, six teachers were interviewed about the subject. The analysis of the results allowed to infer the predominance of a pragmatic understanding of the crisis process, marked by the presence of characteristic elements of a rationalist epistemological vision, where the main concerns are related to: resource management, student awareness, development of substitutive technologies and Training of skilled labor. Una documentada crisis es defendida por investigadores de renombre internacional, que traen en común el argumento que el colapso vivido no es de naturaleza ecológica, sino social. Estos advierten para la llegada de un posible estadio catastrófico de la modernidad. Con respecto a las preocupaciones arriba, este artículo tiene como objetivo investigar el entendimiento de profesores universitarios sobre la crisis ambiental. En el marco de la investigación cualitativa, seis docentes fueron entrevistados sobre el tema. El análisis de los resultados permitió inferir la predominancia de un entendimiento pragmático del proceso de crisis, marcado por la presencia de elementos caraceristicos de una visión epistemológica racionalista, donde las principales preocupaciones están relacionadas con: gestión de recursos, concientización de los alumnos, desarrollo de tecnologías sustitutivas y formación de mano de obra cualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Francklin Pitanga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Licenciado e Mestre em Química pela UFS, Doutor em Educação pela UFS. Docente do IFBA, onde desenvolve atividades de pesquisa que versam sobre: Educação Ambiental, Química Verde, Educação em Química Verde, Sustentabilidade, CTS2 e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Pitanga, Ângelo F. (2018). Entendimentos de Professores Universitários de Química sobre a Crise Ambiental<br>Understandings of University Teachers of Chemistry on the Environmental Crisis<br>Entendimientos de Profesores Universitarios de Química sobre la Crisis Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(2), 193–207. https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7725

Edição

Seção

Artigos