O enfrentamento da crise socioambiental: Um diálogo em Enrique Leff sobre a Racionalidade e o Saber Ambiental

Autores

  • Ângelo Francklin Pitanga Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4997

Palavras-chave:

Crise socioambiental. Enrique Leff. Racionalidade Ambiental. Saber Ambiental.

Resumo

Este artigo apresenta um breve ensaio teórico resultado de um conjunto de reflexões que buscavam entender os motivos que conduziram a humanidade ao longo de sua história a um anunciado estado de Crise Socioambiental. Para tal empreendimento, fez-se uma pesquisa bibliográfica tendo como base os fundamentos teórico-ideológicos propostos por Enrique Leff. O diálogo esta estruturado no entendimento do cenário de crise, seguido das discussões sobre Racionalidade e Saber Ambiental, com o intuito de procurar nortear um novo modelo societário, baseado num paradigma de reconstrução do ser a partir do saber, que garanta à humanidade a adoção de novas formas de compreender e agir no mundo, uma nova racionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Francklin Pitanga, Instituto Federal da Bahia

Licenciado e Mestre em Química pela UFS, Doutor em Educação pela UFS. Docente do IFBA, onde desenvolve atividades de pesquisa que versam sobre: Educação Ambiental, Educação em Química Verde, Sustentabilidade, CTS2 e Formação de Professores.

Referências

FARIA, Carmem Roselaine de Oliveira; FREITAS, Denise de. Um projeto socioambiental para o currículo: problematizações e perspectivas para a educação superior. e-cadernos Ces [online], n. 2, p. 1 – 13, 2008.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 10ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: A reapropriação Social da natureza. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

________ Epistemologia Ambiental. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010a.

________Discursos Sustentáveis. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2010b.

________Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder. 9ª ed. Petropólis, Ed. Vozes, 2012.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

TOZZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: Referências Teóricas para o Ensino Superior, Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 5, n. 9, p. 33 – 50, 2001.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Como Citar

Pitanga, Ângelo F. (2015). O enfrentamento da crise socioambiental: Um diálogo em Enrique Leff sobre a Racionalidade e o Saber Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(1), 158–171. https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4997

Edição

Seção

Artigos