O enfrentamento da crise socioambiental: Um diálogo em Enrique Leff sobre a Racionalidade e o Saber Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i1.4997Palavras-chave:
Crise socioambiental. Enrique Leff. Racionalidade Ambiental. Saber Ambiental.Resumo
Este artigo apresenta um breve ensaio teórico resultado de um conjunto de reflexões que buscavam entender os motivos que conduziram a humanidade ao longo de sua história a um anunciado estado de Crise Socioambiental. Para tal empreendimento, fez-se uma pesquisa bibliográfica tendo como base os fundamentos teórico-ideológicos propostos por Enrique Leff. O diálogo esta estruturado no entendimento do cenário de crise, seguido das discussões sobre Racionalidade e Saber Ambiental, com o intuito de procurar nortear um novo modelo societário, baseado num paradigma de reconstrução do ser a partir do saber, que garanta à humanidade a adoção de novas formas de compreender e agir no mundo, uma nova racionalidade.Downloads
Referências
FARIA, Carmem Roselaine de Oliveira; FREITAS, Denise de. Um projeto socioambiental para o currículo: problematizações e perspectivas para a educação superior. e-cadernos Ces [online], n. 2, p. 1 – 13, 2008.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 10ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: A reapropriação Social da natureza. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
________ Epistemologia Ambiental. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010a.
________Discursos Sustentáveis. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2010b.
________Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade e Poder. 9ª ed. Petropólis, Ed. Vozes, 2012.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.
TOZZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: Referências Teóricas para o Ensino Superior, Interface – Comunicação, Saúde, Educação, v. 5, n. 9, p. 33 – 50, 2001.