A experiência pedagógica ambiental do CAPA: o saber compartilhado no campo
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4455Palavras-chave:
Agricultura Familiar, Agroecologia. Racionalidade ambiental.Resumo
Este artigo contempla uma análise da pedagogia ambiental preconizada pelo Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA). O CAPA, considerado uma organização que surgiu no Rio Grande do Sul como um serviço eclesial da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ao final dos anos de 1970, auge da crise agrícola desencadeada pelos processos de modernização no campo. A entidade visa assessorar o pequeno agricultor no sentido de minimizar os efeitos da crise agrícola, buscando caminhos alternativos à partir da prática da agroecologia e do resgate compartilhado de saberes ancestrais − saberes esses desqualificados pela modernização movida por interesses utilitaristas de mercado. O objetivo deste estudo foi refletir a pedagogia ambiental proposta pelo CAPA que sugere uma nova racionalidade no trato com o meio ambiente. Pautado em fontes específicas e sondagens de campo, metodologicamente, o estudo demonstra que a experiência pedagógica do CAPA é construída de forma solidária na medida que opta por um relacionamento não agressivo com a natureza. Com a aplicação dos princípios da agroecologia e de outras metodologias solidárias, ocorreu um ambiente favorável que possibilitou auxílio estratégico a grupos sociais precarizados. A luta contra os transgênicos e agrotóxicos perpassam as ações práticas desenvolvidas pelo CAPA.Downloads
Referências
BARROS, Marizeth Antunes; SANTOS, Thaís Chacon dos. Terceiro Setor: racionalidade instrumental ou substantiva. Revista Espaço Acadêmico, n. 113, out. 2010.
BATISTELA, Everton Marcos. Agroecologia e racionalidade ambiental: a mediação social do Capa e a reconstrução agroecológica no sudoeste paranaense. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) – UFPR, Curitiba, 2009.
BOFF, Leonardo. Estamos diante de uma grande crise de civilização. Amigos da Natureza. Marechal Cândido Rondon, Dez. 2010.
BOFF, Leonardo. Uma defesa da Carta da Terra (Conferência). Marechal Cândido Rondon, 7 de maio de 2008.
BOFF, Leonardo. Homem: satã ou anjo bom? São Paulo: Record, 2008.
CAPRA, Fritjov. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.
CARDOSO, Ciro Flamarion. No limiar do século XXI. Versão fotocopiada, sem data.
FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo, 14 de janeiro de 2001.
HAESBAERT, Rogério; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
HARVEY, David. Organizando para a transição anticapitalista. Margem esquerda. São Paulo: Boitempo Editorial. Nov. 2010.
IDE, Hans-Hulrich. A gente pega junto: protagonismo na agricultura familiar. Lavoro e Porto Alegre: C&M, 2008.
JACOBI, Pedro. "Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade". Cadernos de pesquisa 118.1 (2003): 189-205.
JORNAL O PRESENTE RURAL, julho de 2009.
JORNAL O PRESENTE, 26 de setembro de 2008.
LANG, Alfredo. É preciso mudar a lei. Revista Cvale, março/abril, 2009.
LEFF, Enrique. Ambiente e movimentos sociais. In: LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2009.
REVISTA COPAGRIL, outubro de 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
SCIARRA, Eduardo. Menos ideologia, mais parceria. O Paraná, 7 de agosto de 2009.
THOMPSON, Paul. A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
VANDERLINDE, Tarcísio. A (re)invenção do agricultor: uma análise dos discursos no Informativo Copagril. Tempos Históricos. Cascavel: Edunioeste, 2008.
VANDERLINDE, Tarcísio. Capa: o jeito luterano de atuar com os pequenos agricultores no sul do Brasil. Estudos Teológicos. n. 2, São Leopoldo: Com-Texto Gráfica e Editora, 2006a.
VANDERLINDE, Tarcísio. Entre dois reinos: a inserção luterana entre os pequenos agricultores no sul do Brasil. Cascavel: Edunioeste, 2006b.
VANDERLINDE, Tarcísio. Estratégias de vida, agricultura familiar e formas associativas: um estudo de caso - CAPA - núcleo oeste. 2002. Dissertação (Mestrado em História) – UFF, Niterói, 2002.
WALLERSTEIN. Immanuel. Após o liberalismo: em busca da reconstrução do mundo. Petrópolis: Vozes, 2002.