Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010.

Autores

  • Rafael Nogueira Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé
  • Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sucow da Fonseca na Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu (CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu) e Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Sidney Lianza Professor da Escola Politécnica (POLI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Celso Sánchez Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4719

Palavras-chave:

Escola integral, educação ambiental, pedagogia orientada por projetos, mergulho, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

O artigo visa apresentar e analisar a experiência do Projeto Guias Ecológicos do Arquipélago de Santana realizado no ensino fundamental do extinto Colégio Municipal de Pescadores de Macaé localizado em uma região receptora de atividades de exploração de petróleo no Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se promover uma sistematização do Programa Interdisciplinar Relações Socioambientais (RSA) no currículo do colégio, articulando gestão e pedagogia de projetos através da articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. A reflexão teórica está fundamentada na perspectiva crítica da Educação Ambiental, na conservação dos ecossistemas e nos autores que norteavam as ações do projeto, entre eles Paulo Freire, Enrique Leff e Boaventura de Souza Santos. A prática de mergulho livre em Unidades de Conservação, a valorização da pesca tradicional, o trabalho em equipe e o contato com as diferentes práticas pedagógicas ampliaram as possibilidades de se reinventar os modelos educativos no colégio, bem como possibilitaram incorporar importantes elementos para pensar a formação de professores de ciências e biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé

Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira, Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sucow da Fonseca na Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu (CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu) e Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sucow da Fonseca na Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Iguaçu (CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu) e Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Sidney Lianza, Professor da Escola Politécnica (POLI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Escola Politécnica (POLI/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Celso Sánchez Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Educação.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

COSTA, Rafael Nogueira; FARIAS, F. M. Monitoramento do Rio Macaé com base na participação das Escolas Públicas: uma ação para a sustentabilidade. Visões (Rio de Janeiro. Impresso), v. 4, p. 43-54, 2008.

COSTA, Rafael Nogueira; NEPOMUCENO, Vicente; MACIEL, Vera; LIANZA, Sidney. Relações socioambientais, uma disciplina e diferentes saberes: uma experiência de parceria entre escola, Universidade, Prefeitura e comunidade. Visões (Rio de Janeiro. Impresso), v. UM, p. 95-105, 2009.

CRAIG, J.G. The Nature of Cooperation. London: Black Rose Books, 1993.

de OLIVEIRA, V.A.N. O planejamento de novas estruturas universitárias: O caso da interiorização da UFRJ em Macaé. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEFF, Enrique. As Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação dos saberes ao diálogo de saberes. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

LEFF, Enrique. Discursos sustentáveis. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.

HERCULANO, Selene. Repensando o desenvolvimento local: Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolíferas em Macaé (RJ). Anais do 1º Seminário Nacional da Pós-Graduação em Ciências Sociais. Grupo de Trabalho 3 do, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

___________. Conflitos ambientais e territoriais: pesca e petróleo no litoral fluminense. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aquidabã, v.5, n.1, p.39-52, 2012.

LIANZA, Sidney; MACIEL, Vera de Fátima Maciel, JOVENTINO, Fátima Karine Pinto; ALENCAR, Claudia Aguiar de Araújo, ADDOR, Felipe. A experiência da Papesca/UFRJ em Macaé-RJ, Brasil. XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires, 2009.

LOUREIRO, C.F.B. Pesquisa Ação Participante e Educação Ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória. In: Tozoni-Reis, M.F.C. (Org.) A pesquisa-ação participativa em educação ambiental: reflexões teóricas. São Paulo. Anna Blume, 2007.

MACIEL, V.; ADDOR, F.; LIANZA, S. Relatório Final da Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca em Macaé. SOLTEC/UFRJ, 2006.

MANACORDA, M. A. A pedagogia marxiana frente às demais pedagogias. In: ______. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 2000.

MARTINS, A. C.; SILVA, D. M.; FARIAS, F. M.; Costa, R.N. A tríade imperfeita: sociedade, ambiente e desenvolvimento em Macaé. Visões (Rio de Janeiro. Impresso), v. 5, p. 21-29, 2008.

MOLISANI, M.M.; COSTA, R.N.; CUNHA, P.; REZENDE, C.E.; FERREIRA, M.I. P.; ASSIS ESTEVES, F.. Acute Toxicity Bioassay with the Amphipod, Grandidierella bonnieroides S. After Exposure to Sediments from an Urban Estuary (Macaé River Estuary, RJ, Brazil). Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, v. 90, p. 79-84, 2013.

PNE. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação. Disponível em <http://www.unb.br/administracao/decanatos/dex/formularios/Documentos%20normativos/DEX/projeto_de_lei_do_plano_nacional_de_educao_pne_2011_2020.pdf> Acessado em Fevereiro de 2014.

PPC. Projeto Político pedagógico do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé. Macaé: 2005.

PINTO, João Bosco. Metodología de la Investigación temática: supuestos teóricos y desarrollo. OEA-CIRA, Bogotá, 147:21-38, 1972.

RODRIGUES, J. Educação Politécnica. IN: Dicionário da Educação Profissional em Saúde: FIOCRUZ. Disponível em:<http://www.epsjv.fiocruz.br/dicionario/index.html> Acessado em Março de 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SEVÁ F, A.O. Capítulo 2 - O Estado do Rio de Janeiro, capital dos problemas ambientais e sociais da indústria petrolífera – os casos do litoral Norte Fluminense e da Baia da Guanabara; Disponível em <http://www.ifch.unicamp.br/profseva/2012_cap2red_livroFASE_petroleoRJ_SEVA.pdf> Acessado em Janeiro de 2014.

SILVA, N.R. Caracterização das relações socioeconômicas da cadeia produtiva da pesca em Macaé-RJ: Transformações e impactos associados à economia do petróleo. Dissertação de Mestrado. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Mestrado em Engenharia Ambiental. 2013.

STRECK, D. Pesquisar é pronunciar o mundo: notas sobre método e metodologia. In: BRANDÃO, C.R., STRECK, D. (Org.) Pesquisa Participante: O saber da partilha. Apareceida, SP: Idéias e Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Costa, R. N., de Oliveira, V. A. N., Lianza, S., & Pereira, C. S. (2014). Quando a Universidade vai à escola: a experiência em educação ambiental do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé/RJ, 2007-2010. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 261–279. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4719

Edição

Seção

Artigos