O SABER AMBIENTAL DE TODOS NÓS: UMA VISÃO ROMÂNTICA E NATURALISTA IMPEDE-NOS DE REFORMAR NOSSO PENSAMENTO SOBRE A RELAÇÃO SER HUMANO-NATUREZA

Andreia Telles, Marina Patrício de Arruda

Resumo


A problemática ambiental caracterizada pela ruptura ser humano/natureza é um dos fundamentos da crise de
civilização na modernidade. A falta de estudos e discussões com a comunidade sobre a estreita relação entre educação e ambiente, faz com que a população permaneça ausente à problemática dos prejuízos ambientais ocasionados pelo descuido no trato com o ambiente. Este é o ponto de partida para a construção de um conhecimento que se pretende ser útil a intervenções sociais e processos de mudança. O ambiente não pode ser visto apenas um meio que abriga populações biológicas, trata-se de uma categoria sociológica relativa a uma racionalidade social incorporada por comportamentos, modos de vida e produção das populações. O saber ambiental leva a marca da língua e da história; um saber prático que somado a representações míticas, significações, traços culturais e aprendizagens cotidianas levam o homem a cuidar ou não de seu meio ambiente. No sentido de ampliar esta discussão, este estudo teve por objetivo investigar o saber ambiental dos Moradores da Vila Comboni e as possibilidades de desenvolvimento de uma consciência ecológica para o cuidado do ambiente. Este bairro encontra-se inserido na bacia do rio Canoas, denominada nanobacia EELages e na borda do Aqüífero Guarani, possui várias nascentes sendo considerado uma Área de Preservação Permanente (APP).Entende-se necessário um processo contínuo de educação socioambiental que incentive o diálogo e a reflexão,para incorporar um novo saber ambiental voltado à cidadania, o embrião dessa nova consciência ecológica.

Palavras-chave


Saber ambiental; Consciência ecológica; Percepção ambiental; Visão romântica e naturalista.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3247

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental



Indexadores
Portal de Periódicos - Capes Repositório DSpace Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - IBICT Diadorim Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras Google Acadêmico The Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Alemanha) OEI - Biblioteca Digital Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto LATINDEX REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., E-ISSN 1517-1256, ISSN 2318-4884, Rio Grande, Brasil.