ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS

Janine Silva Demenighi, Leonardo Francisco Stahnke, Theo Vieira Larratéa, Samuel Henrique Noll, Leomar Paese, Paulo Fernando de Almeida Saul

Resumo


O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas
dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos
sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a
reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS,
composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia,
desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população
estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho
ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais,
sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes
materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e
Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e
representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a
partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o
consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e
dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município.

Palavras-chave


Percepção ambiental; Ivoti; Educação Ambiental; Sensibilização.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3054

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