As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva<br>Las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia<br>The contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater

Autores

  • Milene Pereira Mendes Universidade Federal do Pará-(UFPA)
  • Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Maria da Glória Gomes Cristino Universidade Federal do Pará- UFPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7720

Palavras-chave:

Aproveitamento da água de chuva, Educação Ambiental, Experiências de Incentivo,

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability.

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Biografia do Autor

Milene Pereira Mendes, Universidade Federal do Pará-(UFPA)

Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade-UFPA/NUMA.

Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Universidade Federal do Pará- UFPA

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. UFPA/NUMA

Maria da Glória Gomes Cristino, Universidade Federal do Pará- UFPA

Doutorado em Química. UFPA

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Mendes, M. P., Mendes, R. L. R., & Cristino, M. da G. G. (2018). As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva<br>Las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia<br>The contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 35(2), 173–192. https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7720

Edição

Seção

Artigos