Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i1.3532Palavras-chave:
percepção ambiental, educação ambiental, sensibilizaçãoResumo
O estudo da percepção ambiental aliado a atividades de sensibilização podem favorecer a preservação e o uso mais sustentável dos recursos ambientais. Utilizando-se dessas ferramentas de Educação Ambiental, o presente estudo qualitativo de caráter exploratório investigou as percepções ambientais referentes aos recursos hídricos, revelados por alunos de um colégio público no município de Mandirituba-PR, através de questionários e relatórios aplicados em sala de aula. Como forma de sensibilização, foram realizadas atividades práticas por meio de visita a uma nascente, entrevista com uma proprietária rural e dinâmica de grupo. Os resultados obtidos apontaram que, previamente ás atividades de sensibilização, a percepção ambiental dos alunos era deficiente, houve predominância de respostas pouco elaboradas e de alunos que não sabiam responder às perguntas. Após as atividades, houve melhora na percepção sobre a proveniência da água das torneiras; aumentou o número de alunos que relacionaram a agricultura às interferências nos corpos hídricos, por meio dos agrotóxicos e assoreamento dos mesmos; e nos relatórios individuais, observou-se que no contexto geral, os alunos compreenderam a importância das nascentes e da mata ciliar como forma de preservação das mesmas. Verificou-se que o estudo de como o aluno percebe o meio ambiente e a mobilização em prol de uma experiência prática de sensibilização podem interferir positivamente no modo de se relacionar com a natureza, com o lugar habitado e pode desencadear o comprometimento dos alunos e ajudá-los a ter uma visão mais crítica.Downloads
Referências
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