Mudanças climáticas e responsabilidade:

grupos focais como estratégia de promoção de diálogos na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15725

Palavras-chave:

mudanças climáticas, grupos focais, ensino superior

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar a produção de diálogos em grupos focais desenvolvidos durante um curso de extensão remoto em Educação Ambiental. A questão norteadora apresentada neste recorte de pesquisa é: O que dizem os participantes da pesquisa sobre a(s) responsabilidade(s) para controlar as mudanças climáticas? Participaram dos grupos focais acadêmicos e egressos em Licenciatura de uma universidade pública A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa do tipo exploratória descritiva. Os dados foram construídos a partir da transcrição dos diálogos desenvolvidos em grupos focais. Foi utilizado a Análise de Conteúdo e os entendimentos que emergiram dos diálogos nos levaram a entender que os participantes atribuíram o combate às mudanças climáticas como sendo de responsabilidade do Estado, da universidade e da sociedade.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Bueno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciado em Geografia. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Thainá Marcella Cordeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Lilian de Souza Vismara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Agronomia. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, PR, Brasil.

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Química. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Bueno, P. H., Cordeiro, T. M., Vismara, L. de S. ., & Morais, J. L. de. (2023). Mudanças climáticas e responsabilidade: : grupos focais como estratégia de promoção de diálogos na universidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(3), 79–96. https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15725