Mudanças climáticas e responsabilidade:
grupos focais como estratégia de promoção de diálogos na universidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15725Palavras-chave:
mudanças climáticas, grupos focais, ensino superiorResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar a produção de diálogos em grupos focais desenvolvidos durante um curso de extensão remoto em Educação Ambiental. A questão norteadora apresentada neste recorte de pesquisa é: O que dizem os participantes da pesquisa sobre a(s) responsabilidade(s) para controlar as mudanças climáticas? Participaram dos grupos focais acadêmicos e egressos em Licenciatura de uma universidade pública A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa do tipo exploratória descritiva. Os dados foram construídos a partir da transcrição dos diálogos desenvolvidos em grupos focais. Foi utilizado a Análise de Conteúdo e os entendimentos que emergiram dos diálogos nos levaram a entender que os participantes atribuíram o combate às mudanças climáticas como sendo de responsabilidade do Estado, da universidade e da sociedade.
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