A Educação Ambiental e os compromissos com a Sustentabilidade na Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Autores

  • Luciane Schmitt FURG
  • Dione Iara Silveira Kitzmann FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13876

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Sustentabilidade. Universidades. FURG.

Resumo

A preocupação ambiental nos espaços universitários é tema emergente, que tem envolvido a integração da Educação Ambiental (EA) nos processos de gestão e de formação da comunidade universitária. Este artigo aborda os esforços desenvolvidos pela FURG nos seus compromissos com a sustentabilidade e objetiva responder como a EA está sendo, ou pode ser adotada pela FURG, e como dialoga com as diferentes funções universitárias. Foram analisados documentos institucionais, visando relacioná-los com os referenciais teóricos de EA e de sustentabilidade no contexto das Universidades. Como resultados, identificamos esforços institucionais nas ações propostas, mas observamos que a EA ainda não está amplamente disseminada nas rotinas de ensino-pesquisa-extensão e de gestão da Universidade e que, a partir da retomada das atividades presenciais, outras iniciativas precisam ser praticadas.

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Biografia do Autor

Luciane Schmitt, FURG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Docente do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC/FURG). E-mail: lufurg@gmail.com.

Dione Iara Silveira Kitzmann, FURG

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) e do Instituto de Oceanografia (IO) da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. E-mail: docdione@furg.br.

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Publicado

2022-06-17

Como Citar

Schmitt, L., & Silveira Kitzmann, D. I. . (2022). A Educação Ambiental e os compromissos com a Sustentabilidade na Universidade Federal do Rio Grande – FURG. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(Especial), 75–92. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13876

Edição

Seção

Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas