A ambientalização curricular no ensino superior:

uma análise de 9 cursos de licenciatura em química do nordeste brasileiro

Autores

  • Norma Nancy Emanuelle Silverio da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karen Cavalcanti Tauceda Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13890

Palavras-chave:

Ambientalização curricular. Ensino Superior. Licenciatura em Química.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar quais os conhecimentos propostos por nove cursos de licenciatura em química que pressupõem a ambientalização curricular no ensino superior. A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e documental, numa abordagem qualitativa, com uso da técnica de análise de conteúdo e aplicação dos Indicadores da Rede ACES. Foram analisadas 44 disciplinas que apresentaram conteúdos envolvendo a problemática socioambiental. Os resultados indicam um processo paulatino de ambientalização curricular no ensino superior, tanto no que se refere à inclusão da dimensão ambiental (art. 11 da PNEA), quanto ao alinhamento aproximativo às características propostas pela Rede ACES. Todos os nove cursos apresentaram componentes curriculares com potencialidades para o debate em torno da problemática socioambiental, mas estruturados numa proposta epistemológica disjuntiva do conhecimento, o que não se coaduna com a necessária visão complexa das múltiplas causas dos problemas socioambientais.

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Biografia do Autor

Norma Nancy Emanuelle Silverio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/ RS, Brasil, mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015), especialista em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011) e graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). E-mail: normanancy@hotmail.com.

Karen Cavalcanti Tauceda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas (1994) e Graduação em Bacharelado em Zoologia (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela UFRGS, Pós-doutorado em Educação em Ciências - Formação de professores (2015) pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Professora de graduação no Campus Litoral Norte, Departamento Interdisciplinar, do PPG Educação em Ciências/UFRGS e do MNPEF da Sociedade Brasileira de Física, UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil. E-mail: ktauceda@gmail.com

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Publicado

2022-06-17

Como Citar

Silva, N. N. E. S. da, & Tauceda, K. C. (2022). A ambientalização curricular no ensino superior:: uma análise de 9 cursos de licenciatura em química do nordeste brasileiro. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(Especial), 256–276. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.13890

Edição

Seção

Dossiê Realidades da Educação Ambiental em Universidades Latino-Americanas (FIM)