Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental <BR> Perception and awareness as tools for Environmental Education

Autores

  • Clarisy Cristina Pereira Professora da rede pública estadual de Santa Catarina.
  • Francielen Kuball Silva Professora da Universidade do Sul de Santa catarina - UNISUL.
  • Ingrid Ricken Professora da rede pública estadual de Santa Catarina.
  • Fátima Elizabeti Marcomin Professora do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Tubarão/SC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3930

Palavras-chave:

Percepção, Universidade, Intervenção.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável.

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Biografia do Autor

Clarisy Cristina Pereira, Professora da rede pública estadual de Santa Catarina.

Mestre em Educação pelo PPGE/UNISUL. Professora da rede pública estadual de Santa Catarina.

Francielen Kuball Silva, Professora da Universidade do Sul de Santa catarina - UNISUL.

Mestre em Educação pelo PPGE/UNISUL. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Ingrid Ricken, Professora da rede pública estadual de Santa Catarina.

Mestre em Educação pelo PPGE/UNISUL. Professora da rede pública estadual de Santa Catarina.

Fátima Elizabeti Marcomin, Professora do PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Tubarão/SC

Pós-Doutora em Educação pelo PPGE da UFMT. Doutora em Ecologia pela UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação – UNISUL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa AnPAP-EA/PPGE/UNISUL.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2014-01-04

Como Citar

Pereira, C. C., Silva, F. K., Ricken, I., & Marcomin, F. E. (2014). Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental <BR> Perception and awareness as tools for Environmental Education. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 30(2), 86–106. https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3930

Edição

Seção

Artigos