Percepção e Sensibilização Ambiental como instrumentos à Educação Ambiental <BR> Perception and awareness as tools for Environmental Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v30i2.3930Palavras-chave:
Percepção, Universidade, Intervenção.Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), junto à disciplina de Educação Ambiental (EA). Avaliou-se um processo de intervenção como subsídio à sensibilização ambiental em e para a EA. Abrangeu um diagnóstico da percepção ambiental, seguido de uma intervenção e posterior avaliação do processo. Um vídeo, versando sobre as enchentes no Vale do Itajaí/SC, alternando-se imagens de natureza preservada com imagens de locais destruídos pelas enchentes foi apresentado e discutido como recurso à sensibilização. Dentre os resultados, observou-se que a percepção dos indivíduos foi influenciada pela mídia; parte dos acadêmicos percebe a natureza como ‘vingativa’ e parte apontou o homem como um destruidor; o que mais os impressionou foi o ambiente destruído pelas cheias; a maior parte deles apontou para a necessidade de as pessoas assumirem uma postura sustentável.Downloads
Referências
ANDRADE, S. A. de. Considerações gerais sobre a problemática ambiental. In: LEITE, A. L.T. de A; MEDINA, Naná Minnini (Org.). Educação ambiental: curso básico à distância - questões ambientais: conceitos, história, problemas e alternativas. 2. ed. 5 v. Brasília: MMA, 2001.
ARAÚJO, Maria Inês de Oliveira. A universidade e a formação de professores para a Educação ambiental. In: REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Educação ambiental. n. 0 (nov. 2004). Brasília: REBEA, 2004, p. 71-78.
ART, Henry W. Dicionário de ecologia e ciências ambientais. São Paulo: UNESP/Melhoramentos, 1998. 583p.
BARCELOS, Valdo; SCHLICHTING, H. A. Educação Ambiental, conflitos e responsabilidades – uma contribuição da biologia do amor e da biologia do conhecimento de Humberto Maturana. In: AMBIENTE & EDUCAÇÃO - Revista de Educação Ambiental, Vol. 12, No 1, 2007, p. 59 - 85.
BISPO, Marciléia Oliveira; OLIVEIRA, Sandra de Fátima. Lugar e cotidiano: categorias para compreensão de representações em meio ambiente e educação ambiental. In: Revista Brasileira de Educação Ambiental/Rede Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, v. 1, n 2, p.71 – 78, fev. 2007.
BOFF, Leonardo. O cuidado necessário. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BRAGA, Rafael Nunes; MARCOMIN, Fátima Elizabeti. Percepção ambiental: uma análise junto moradores do entorno da Lagoa Arroio Corrente em Jaguaruna, Santa Catarina. In: Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambiental - Universidade Federal do Rio Grande – FURG, v. 21, julho –dez., 2008. p. 236 – 257.
BRANCO, Samuel Murgel. Meio ambiente & Biologia. São Paulo: SENAC, 2001. 163 p.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. A implantação da educação ambiental no Brasil. Brasília – DF, 1998, p. 166.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004, 256 p.
CATHARINO, Rejane Conceição Arruda. Imagética dos livros didáticos nas relações de gênero e educação ambiental. 2007. 92. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2007.
COSTA, C. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005. Coleção aprender e ensinar contextos; v. 12.
DULLEY, Richard Domingues. Noções de Natureza, Ambiente, Meio Ambiente, Recursos Ambientais e Recursos Naturais. In: Agricultura São Paulo, Vol. 51, n.2, julho a dezembro de 2004, p. 15 – 26.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate? 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004. 94 p. (Coleção Papirus Educação).
GUIMARÃES, Mauro (Org.). Caminhos da Educação Ambiental: da forma à ação. Campinas: SP: Papirus, 2006. 112 p. (Coleção Papirus Educação).
JACOBI, Pedro Roberto. Meio ambiente e educação para a cidadania: o que está em jogo nas grandes cidades? In: SATO, Michèle.; SANTOS, José Eduardo dos. A contribuição da educação ambienta à esperança de pandora. São Carlos: RIMA: 2003. p. 431-431.
____________________ Educação ambiental, sociedade de risco e o desafio de inovar para modificar as práticas sociais. In: SATO, Michèle. (Org.) Eco-Ar-TE para o reencantamento do mundo. São Carlos: RiMA/ FAPEMAT, 2011. p. 28-33.
KUHNEN, Ariane. Percepção ambiental. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. (Orgs.). Temas Básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis:RJ: Vozes, 2011. p. 250 – 266.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 8 ed. Petrópolis: vozes, 2010. P. 137 – 155.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
_________________________________Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (Orgs.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 13 – 51.
MACHADO, L. M. C. P. A percepção do meio ambiente como suporte para a educação ambiental. In: POMPÊO, M. L.M. (ed.) Perspectivas na Limnologia no Brasil. União, 1999. p. 1- 13.
MAESTRO, Maria Da Penha Kopernick Del. A percepção do sagrado na educação ambiental: entrelaçamentos de uma abordagem complexa e transdisciplinar. In: TRISTÃO, Martha; JACOBI, Pedro Roberto. (Orgs.). Educação Ambiental e os movimentos de um campo de pesquisa. São Paulo: Annablume, 2010. p. 69 – 90.
MEDINA, Naná M. Os desafios da formação de formadores para a Educação Ambiental. In: PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo; PELICIONI, Maria Célia F. (eds.). Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Sigmus, 2000. p. 9 – 27.
MICHELON, Francisca Ferreira. O mundo reconstruído em prata revelada: a discussão da fotografia como recurso e olhar investigativo. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, José Vicente de. Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. 216 p.
MORAES, Roque. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discurso. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; FREITAS, J. V. de. Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. Ijuí: Ed. Unijuí, 2005. 216 p.
MORALES, Angélica Góis. A formação do profissional educador ambiental: reflexões, possibilidades e constatações. Ponta Grossa: UEPG, 2009.
PONTY, Maurice-Merleau. Fenomenologia da percepção. 3 ed. São Paulo: Martins Flores, 2006. (Tópicos).
______________________O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2009. (Debates; 40).
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.
SÁ, Laís Moreira. Pertencimento. In: FERRARO-JÚNIOR, Luiz Antônio (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 245- 256.
SANTOS, M. E. P. dos. Algumas considerações acerca do conceito de sustentabilidade: suas dimensões política, teórica e ontológica. In: Rodrigues, A. M. Desenvolvimento sustentável, teorias, debates e aplicabilidades. Campinas: UNICAMP/IFCH, 1996. p.13-48.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a Cegueira. 58 impressão. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
SATO, Michèle. Educação ambiental. São Carlos: RiMa, 2003.
_____________ Educação para o ambiente amazônico. 1997. 239 p. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
SATO, Michèle ; GAUTHIER, Jacques Zanidê; PARIGIPE, Limbo. Insurgência do grupo pesquisador na educação ambiental sociopoética. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. (Orgs.) Educaçaõ ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 99 - 117
SAUVÉ, Lucie. Environmental education and sustainable development: a further appraisal. In: Canadian Journal of Environmental Education, v. 1, n. 1, 1996, p.7-34.
____________. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa. Revista da Faculdade de Educação da USP. V. 31, n. 2, p. 317 – 322, maio/ago. 2005.
SILVA, Alberto Dias Vieira da. Sustentabilidade no ensino superior: a emergência de uma universidade ambientalmente responsável. In: GUERRA, Antônio Fernando ; TAGLIEBER, José Erno (Orgs.). Educação ambiental e formação crítica: fundamentos, práticas e desafios. Coleção Plurais Educacionais. Itajaí: Univali, 2007. p. 143 – 161.
SILVA, Ana Matilde da; TAGLIEBER, José Erno. A escola como centro irradiador da Educação Ambiental. In: GUERRA, Antônio Fernando S. ; TAGLIEBER, José Erno. (Orgs.) Educação Ambiental: fundamentos, práticas e desafios. Itajaí: Univali, 2007. p. 197 – 213.
SORRENTINO, Marcos. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza (Orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.
TAGLIEBER, José Erno; GUERRA, Antônio Fernando S. A dimensão ambiental na educação e as representações docentes. In: Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo. Coletânea... VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. São Paulo: FEUSP/EDUSP, 2002. CD ROM, 5 p.
TAGLIEBER, José Erno. Uma pedagogia para a dimensão ambiental na educação. In: GUERRA, Antônio Fernando S. ; TAGLIEBER, José Erno. (Orgs.). Educação Ambiental: fundamentos, práticas e desafios. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2007. p. 69 – 83.
TALAMONI, J. L. B.; SAMPAIO, A. C. Educação Ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras, 2003.
TAMAIO, Irineu. O professor na construção do conceito de natureza: uma experiência de educação ambiental. São Paulo: Annablumme: WWF, 2002.
TRISTÃO, Martha. A Educação Ambiental na Formação de Professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.
________________ Espaços/Tempos de formação em Educação Ambiental. In: GUERRA, Antônio Fernando S.; TAGLIEBER, José Erno. Educação Ambiental: fundamentos, práticas e desafios. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2007. p. 37 – 51.
TRISTÃO, Martha. NOGUEIRA, Vitor. Educação ambiental e suas relações com o universo da fotografia. In: SATO, Michèle. (Org.) Eco-Ar-TE para o reencantamento do mundo. São Carlos: RiMA/ FAPEMAT, 2011. p. 108 – 115.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Pesquisa em Educação Ambiental na Universidade: produção de conhecimentos e ação educativa. In: TALAMONI, Jandira, L. B.; SAMPAIO, Aloíso Costa. Educação Ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escrituras Editoras, 2003.
TUAN, Y. F. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: EDIFEL, 1983.
_______.Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. New Jersey: DIFEL, 1980, 288 p.