CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO

Autores

  • Luciane Gonçalves Rosa Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Valderi Duarte Leite Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Monica Maria Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Formação Pedagógica.

Resumo

A forma como o ser humano se relaciona com o meio ambiente está de acordo com a sua percepção, ideologias e conhecimento prévio. Assim, Educação Ambiental é um dos caminhos viáveis por aspirar mudanças de percepção ambiental da sociedade atual. Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção ambiental e de Educação Ambiental dos educadores e educadoras de uma Escola de Formação Inicial em Pedagogia, nível médio. Trata-se de uma pesquisa participativa, realizada no período de março a outubro de 2001, com 65% dos profissionais da educação das diversas áreas do conhecimento. Os dados foram coletados através de mapa mental, questionário em forma de trilha, dinâmicas e observação participante. Constatou-se que os educadores e educadoras, em sua maioria, percebiam o Ambiente natural, e mesmo os que colocaram o Ambiente construído, o apresentaram com o mínimo de alteração do ser humano; colocaram também que não conhecia nenhum documento referente ao Ambiente. Quanto a concepção de Educação Ambiental, há hegemonia de uma visão ecológica, preservacionista. Além disso, a grande maioria defende a sua práxis enquanto disciplina. Demonstrando contradições quando afirmam que a mesma deve ser realizada por todos os segmentos da sociedade. Por conseguinte, é imperativa a urgência de se investir na sensibilização dos educadores e educadoras, em todos os níveis e modalidades de Ensino, inclusive e, essencialmente, na Escola de Formação Inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Gonçalves Rosa, Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

Bióloga pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/Universidade Federal da Paraíba/Universidade Estadual da Paraíba, s/n. Cep 58.109.753. João Pessoa/PB.

Valderi Duarte Leite, Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

Engenheiro Civil/UEPB; Mestre em Engenharia Civil; Doutor em Engenharia Civil, EESC/USP; Professor da UEPB/CCT/DQ.

Monica Maria Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

3Bióloga pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Educação Ambiental/UEPB; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB/EUPB; Professora da UEPB/DFB-NEEA.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

Rosa, L. G., Leite, V. D., & Silva, M. M. P. da. (2013). CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333