CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333Palavras-chave:
Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Formação Pedagógica.Resumo
A forma como o ser humano se relaciona com o meio ambiente está de acordo com a sua percepção, ideologias e conhecimento prévio. Assim, Educação Ambiental é um dos caminhos viáveis por aspirar mudanças de percepção ambiental da sociedade atual. Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção ambiental e de Educação Ambiental dos educadores e educadoras de uma Escola de Formação Inicial em Pedagogia, nível médio. Trata-se de uma pesquisa participativa, realizada no período de março a outubro de 2001, com 65% dos profissionais da educação das diversas áreas do conhecimento. Os dados foram coletados através de mapa mental, questionário em forma de trilha, dinâmicas e observação participante. Constatou-se que os educadores e educadoras, em sua maioria, percebiam o Ambiente natural, e mesmo os que colocaram o Ambiente construído, o apresentaram com o mínimo de alteração do ser humano; colocaram também que não conhecia nenhum documento referente ao Ambiente. Quanto a concepção de Educação Ambiental, há hegemonia de uma visão ecológica, preservacionista. Além disso, a grande maioria defende a sua práxis enquanto disciplina. Demonstrando contradições quando afirmam que a mesma deve ser realizada por todos os segmentos da sociedade. Por conseguinte, é imperativa a urgência de se investir na sensibilização dos educadores e educadoras, em todos os níveis e modalidades de Ensino, inclusive e, essencialmente, na Escola de Formação Inicial.Downloads
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Publicado
2013-02-21
Como Citar
Rosa, L. G., Leite, V. D., & Silva, M. M. P. da. (2013). CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333
Edição
Seção
Artigos