Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola<br>Proposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school

Autores

  • Solange Reiguel Vieira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR http://orcid.org/0000-0001-6889-0511
  • Marília Andrade Torales-Campos Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Josmaria Lopes de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5633

Palavras-chave:

Construção coletiva, indicadores e escolas sustentáveis.

Resumo

O artigo objetiva promover uma reflexão sobre sustentabilidade socioambiental na escola e apresentar uma proposta de matriz de indicadores de educação ambiental, desenvolvida a partir de um processo coletivo que envolveu atores de nove escolas estaduais do município de Curitiba-PR. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa utilizando-se pesquisa documental e bibliográfica, bem como, metodologias participativas. A matriz de indicadores construída possui três dimensões da educação ambiental: gestão, currículo e espaço físico, contemplando dez indicadores e cinquenta questões descritoras. Os resultados mostram as possibilidades da ferramenta de verificar o estágio atual em relação ao ideário da escola sustentável, promover a reflexão coletiva visando a ação-reflexão-ação e o automonitoramento. A matriz poderá ser utilizada como instrumento de avaliação, de gestão e contribuirá para a implementação de políticas educacionais e geração de conhecimento.

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Biografia do Autor

Solange Reiguel Vieira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Licenciada em Geografia, especialista em Metodologia e prática do ensino da geografia regional e ambiental do Brasil, Tecnologias em Educação, Educação Ambiental, mestranda em Ciências Ambientais, professora da rede pública estadual do Paraná.

Marília Andrade Torales-Campos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Ciências da Educação (Universidade de Santiago de Compostela). Prof. Adjunta da Universidade Federal do Paraná – Setor de Educação.

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Química (UFPR). Profa. do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2016-10-14

Como Citar

Vieira, S. R., Torales-Campos, M. A., & Morais, J. L. de. (2016). Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola<br>Proposal for environmental education indicators matrix for assessment of environmental sustainability in school. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 106–123. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5633

Edição

Seção

Artigos