A escola como espaço de práticas educativas e de pesquisa em Permacultura: Estado da arte da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7189

Palavras-chave:

Permacultura. Escola. Estado da Arte.

Resumo

A permacultura é um movimento internacional de pessoas, organizadas em comunidades ecológicas, que se engajam em buscar outras formas de produção e consumo mais sustentáveis. No contexto educacional este modelo de (com)viver é fundamento de projetos de escolas que buscam ressignificar seus tempos, espaços e relações sociais a partir práticas sustentáveis. Neste cenário, por meio de uma pesquisa de estado da arte, objetivamos caracterizar compreensões e métodos das pesquisas sobre práticas educativas em permacultura na escola, divulgadas na produção científica brasileira. O conhecimento sistematizado permite apontar lacunas e oportunizar reflexões para novas investigações, contribuindo para repensar o cotidiano escolar, ampliar referências e mobilizar para construção de uma rede de conhecimentos integrados entre a pesquisa acadêmica, a escola e as comunidades na direção de uma cultura permanente de relações sustentáveis. The Permaculture is an international movement of peoples, organized in ecological communities, which are engaged in seeking other forms of more sustainable production and consumption. In the educational context this model of (co)living is the foundation of projects of schools that seek to re-signify their times, spaces and social relations from sustainable practices. In this scenario, through state-of-the-art research, we aim to characterize understandings and methods of research on educational practices in permaculture at school, disseminated in Brazilian scientific production. Systematized knowledge allows us to point out gaps and to provide reflections for new research, contributing to rethinking school daily life, expanding references and mobilizing to build a network of integrated knowledge between academic research, school and communities towards a permanent culture of relationships sustainable development. La permacultura es un movimiento internacional de personas, organizadas en comunidades ecológicas, que se dedican a buscar otras formas de producción y consumo más sostenibles. En el contexto educativo este modelo de (con) vivir es fundamento de proyectos de escuelas que buscan resignificar sus tiempos, espacios y relaciones sociales a partir de prácticas sustentables. En este escenario, por medio de una investigación de estado del arte, pretendemos caracterizar comprensiones y métodos de las investigaciones sobre prácticas educativas en permacultura en la escuela, divulgadas en la producción científica brasileña. El conocimiento sistematizado permite apuntar lagunas y oportunizar reflexiones para nuevas investigaciones, contribuyendo a repensar el cotidiano escolar, a ampliar referencias y movilizar para la construcción de una red de conocimientos integrados entre la investigación académica, la escuela y las comunidades hacia una cultura permanente de relaciones sostenibles.

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Biografia do Autor

Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Professora no Mestrado em Educação e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau.

Daniela Andersen, Universidade Regional de Blumenau

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau

Luciane Schulz, Universidade Regional de Blumenau

Pós-Doutoranda (PNPD-CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Educação.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Tomio, D., Andersen, D., & Schulz, L. (2017). A escola como espaço de práticas educativas e de pesquisa em Permacultura: Estado da arte da produção científica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34(3), 299–319. https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7189

Edição

Seção

Artigos