A construção de uma ecovila como processo educador

um olhar para as ecopedagogias

Autores

  • Lorena Gebara Benetton IEE/USP
  • Marcos Sorrentino PROCAM/USP
  • Denise de La Corte Bacci IGC/USP
  • Isabela Kojin Peres CENA/USP

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17786

Palavras-chave:

Comunidades Sustentáveis, Ecopedagogias, Sustentabilidade

Resumo

Com objetivo de colaborar com a produção de conhecimentos vivenciados na construção de uma ecovila, analisou-se como as práticas ecopedagógicas podem desenvolver uma comunidade que busca ser sustentável em um município em área de preservação de mananciais e remanescentes da Mata Atlântica. A abordagem qualitativa da pesquisa-ação, permitiu que a metodologia participativa fosse parte do processo de reflexão, análise e intervenção coletiva na busca de soluções para problemas reais. A partir do olhar sistêmico das ecopedagogias, identificou-se três categorias analíticas pós-interpretativas: o pertencimento, a coletividade e a participação. Os dados, resultantes do estudo de caso em triangulação com a revisão bibliográfica, discutiram caminhos participativos, emancipatórios e contínuos na promoção de espaços educadores como catalisadores de novos modelos de desenvolvimento sustentável local, em articulação com movimentos globais para a transição em direção a sociedades sustentáveis.

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Biografia do Autor

Lorena Gebara Benetton, IEE/USP

Bióloga de Campo, Educadora Ambiental e Mestre em Ciências Ambientais IEE/USP.

 

Marcos Sorrentino, PROCAM/USP

Prof. Doutor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais IEE/USP.

Denise de La Corte Bacci, IGC/USP

Prof. Doutora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo IGC/USP.

 

Isabela Kojin Peres, CENA/USP

Gestora Ambiental e Dra. em Ciências no Centro de Energia Nuclear na Agricultura ESALQ/USP.

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Benetton, L. G., Sorrentino, M., Bacci, D. de L. C., & Peres, I. K. (2024). A construção de uma ecovila como processo educador: um olhar para as ecopedagogias . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(3), 97–119. https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17786

Edição

Seção

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa