A construção de uma ecovila como processo educador
um olhar para as ecopedagogias
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17786Palavras-chave:
Comunidades Sustentáveis, Ecopedagogias, SustentabilidadeResumo
Com objetivo de colaborar com a produção de conhecimentos vivenciados na construção de uma ecovila, analisou-se como as práticas ecopedagógicas podem desenvolver uma comunidade que busca ser sustentável em um município em área de preservação de mananciais e remanescentes da Mata Atlântica. A abordagem qualitativa da pesquisa-ação, permitiu que a metodologia participativa fosse parte do processo de reflexão, análise e intervenção coletiva na busca de soluções para problemas reais. A partir do olhar sistêmico das ecopedagogias, identificou-se três categorias analíticas pós-interpretativas: o pertencimento, a coletividade e a participação. Os dados, resultantes do estudo de caso em triangulação com a revisão bibliográfica, discutiram caminhos participativos, emancipatórios e contínuos na promoção de espaços educadores como catalisadores de novos modelos de desenvolvimento sustentável local, em articulação com movimentos globais para a transição em direção a sociedades sustentáveis.
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