A construção de uma ecovila como processo educador
um olhar para as ecopedagogias
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17786Palabras clave:
Comunidades Sustentáveis, Ecopedagogias, SustentabilidadeResumen
Com objetivo de colaborar com a produção de conhecimentos vivenciados na construção de uma ecovila, analisou-se como as práticas ecopedagógicas podem desenvolver uma comunidade que busca ser sustentável em um município em área de preservação de mananciais e remanescentes da Mata Atlântica. A abordagem qualitativa da pesquisa-ação, permitiu que a metodologia participativa fosse parte do processo de reflexão, análise e intervenção coletiva na busca de soluções para problemas reais. A partir do olhar sistêmico das ecopedagogias, identificou-se três categorias analíticas pós-interpretativas: o pertencimento, a coletividade e a participação. Os dados, resultantes do estudo de caso em triangulação com a revisão bibliográfica, discutiram caminhos participativos, emancipatórios e contínuos na promoção de espaços educadores como catalisadores de novos modelos de desenvolvimento sustentável local, em articulação com movimentos globais para a transição em direção a sociedades sustentáveis.
Descargas
Citas
BATTAINI, V.; SORRENTINO, M. Educação ambiental local e global: políticas públicas e participação social em Fernando de Noronha. SIPS – Pedagogía Social. Revista Interuniversitária, Salamanca, n. 36, p. 49-61, 2020.
BELLEZE, G.; BERNARDES, M. E. C.; PIMENTA, C. A. M.; NUNES JÚNIOR, P. C. Ecovilas brasileiras e indicadores de desenvolvimento sustentável do IBGE: Uma análise comparativa. Ambiente & Sociedade, v. 20, p. 223-238, 2017.
BENETTON, L. G. A construção de uma ecovila como processo educador: um olhar para as ecopedagogias. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental – Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 167, 2024.
DIAS, M. A.; LOUREIRO, C. F.; CHEVITARESE, L.; SOUZA, C. de M. Os sentidos e a relevância das Ecovilas na construção de alternativas societárias sustentáveis. Ambiente & Sociedade, v. XX, n. 3, p. 81–88, 2017.
DIEGUES, C. F. Sociedades e comunidades sustentáveis. São Paulo: USP, 2003.
GADOTTI, M. Educar para a Sustentabilidade: uma contribuição da década para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Instituto Paulo Freire. 2008.
GADOTTI, M. A Carta da Terra na Educação. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire. 2010.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Cortez. 2000.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados Históricos da Formação Administrativa do município de Embú-Guaçu». Consultado em 22 de fev. de 2020 https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/embu-guacu/panorama
KUNZE, I. Social innovations for communal and ecological living: lessons from sustainability research and observations in intentional communities. Communal Societies: Journal of the Communal Studies Association. V. 32, N. 1, 2012.
RAYNAUT, C. Interdisciplinaridade: mundo contemporâneo, complexidade e desafios à produção e aplicação de conhecimentos. In: PHILIPPI, et al. Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia e Inovação. Cap. 2. 2011. p. 69-105.
MATAREZI, J. Estruturas e espaços educadores. In: FERRARO-JR, L. A. (coord). Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Diretoria de Educação Ambiental, Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA, 2005. p. 159-174.
MORAIS, S. F.; DONAIRE, D. Comunidades intencionais: um estudo sobre dimensões da sustentabilidade em ecovilas paulistas. South American Development Society Journal, v. 5, n. 14, p. 326, 2019.
ROYSEN, R.; ARRUDA, B. M.; FERREIRA, R.; FONSECA, R. A. A.; ALVARENGA, M. A. A.; DUARTE, L. G. M. F. Zonas de Agroecologia e Ecovilas: uma proposta para os planos diretores municipais. Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares, v. 2, p. 1-15, 2021.
SIMAS, A. C. B. F. Comunicação e Diferença: estratégias de comunicação colaborativa para a sustentabilidade comunitária. Tese de Doutorado em Comunicação Social, ECO / UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.
THIOLLENT, M.; GENEROSA de O. S. Metodologia de pesquisa-ação na área de gestão de problemas ambientais. Programa de Engenharia da COPPE. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de JaneIro: UFRJ, 2007.
TRAJBER, R.; SATO, M. Escolas sustentáveis: incubadoras de transformações nas comunidades. Rev. Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental, v. especial, 2010.
TROVARELLI, R.; BATTAINI, V.; SORRENTINO, M. A transição para sociedades sustentáveis: uma abordagem a partir de processos educadores. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 16, n. 1, p. 52-68, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.