Comunidades tradicionais nas pesquisas em Educação Ambiental:

a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável nos discursos sobre o território

Autores

  • Rejane Leal Candido Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM https://orcid.org/0000-0001-8651-1888
  • Laís de Souza Rédua Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG
  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14882

Palavras-chave:

Estado da Arte; Projeto EArte; Discursos acadêmicos; Práticas sustentáveis; Território.

Resumo

Os enunciados atribuídos à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável têm evocado disputas que perpassam os mais distintos sentidos, fato que reflete também nos movimentos enunciativos das pesquisas acadêmicas. O objetivo do artigo é analisar os sentidos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável a partir dos enunciados das produções científicas, quando o contexto das comunidades tradicionais e dos territórios é mobilizado. O procedimento metodológico foi do tipo Estado da Arte de teses e dissertações publicadas em Educação Ambiental no Brasil. Foram analisados os enunciados de duas pesquisas, e como principal resultado observamos que, na primeira pesquisa, os enunciados sobre as práticas desenvolvidas pelas comunidades tradicionais se dão de maneira complementar ao território indicando uma proximidade com a perspectiva da sustentabilidade; enquanto que, no segundo trabalho, o Desenvolvimento Territorial Sustentável é uma premissa defendida que se aproxima da ideia do próprio desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Rejane Leal Candido, Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC) e do Projeto EArte (Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental).

Laís de Souza Rédua, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Membro dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC/UFTM); Laboratório de Investigações em Narrativas, Currículos e Educação (LINCE/UEMG); A temática ambiental e o processo educativo (ÁGORA/UNESP Rio Claro). Corpo editorial da Revista Cadernos CIMEAC. Docente no magistério superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Divinópolis).

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor pelo programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP. Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Professor colaborador, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM - PPGE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC/UFTM).

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Leal Candido, R., de Souza Rédua, L. ., & Seithi Kato, D. (2022). Comunidades tradicionais nas pesquisas em Educação Ambiental:: a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável nos discursos sobre o território. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(3), 227–247. https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14882

Edição

Seção

Dossiê temático: Produção acadêmica em Educação Ambiental