Possibilidades de construção de uma consciência cidadã a partir de novas práticas educativas e ambientais<br>Possibilities of building a civic consciousness from new educational and environmental practices

Autores

  • Leila da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5655

Palavras-chave:

Cidadania. Ecologia. Reciclagem de lixo.

Resumo

A formação de uma consciência cidadã como um dos objetivos da educação desses novos tempos foi o fator que motivou a presente pesquisa que tem como eixo de suas análises a Educação Ambiental. A partir de uma experiência de participação coletiva elaboramos um projeto com os alunos de uma escola da rede estadual, localizada no município de Campos dos Goytacazes/RJ. O estudo apontou ser possível construir cidadania pelo envolvimento e compromisso com as questões locais. O trabalho de construção do projeto foi relatado como etapa primordial desse esforço de realização de ações pedagógicas diferenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila da Silva, Universidade Estácio de Sá

Possui Graduação em Administração - Gay Lussac Instituto de Ensino Superior. Graduação em Graduação de Professores da Parte de Formação Especial pela Faculdade Niteroiense de Formação de Professores (1982)-Contabilidade, Estrutura e Análise de Balanço e Técnicas Comerciais, e mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite (2005), MBA em Gestão Acadêmica Universitária. Atualmente é Coordenadora Geral do Ensino Superior da Faberj, Professora das disciplinas de Empreendedorismo, Estratégia Competitiva e gestão de pessoas pela FAMESC. Atuou como Diretora Administrativa do HGG. Atuou como Diretora de Extensão, Coordenadora da Graduação em Administração e Gerente de Pós-Graduação Na Universidade Salgado de Oliveira. Atuou como Coordenadora do Curso de Administração da Famesc( 2012- 2014). Professora de cursos de Pós-Graduação em Docência Superior na Redentor. Atuou como Superintendente do SENAC/ARRJ(1991-2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, cidadania, diferencial e gestão, planejamento estratégico. Atuando desde 11/08/2015 como professora da Universidade Estácio de Sá e desde 12/08/2015 como Coordenadora do Curso de Administração . Cursando Teologia na modalidade EaD.

Maylta Brandão dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora de Ensino do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho. São Paulo: Papirus, 2000.

ARENDT, Hannah. La crise de la culture. Paris: Gallimard, 1989.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. 3. ed. São Paulo: Humanitas, 1999.

CÔRTES, Celina. Revista ISTOÉ, n. 1629, 20 dez. 2000.

COVRE, Maria Lúcia M. O que é cidadania. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

GONÇALVES, Pólita. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

IANNI, Octávio. Metáforas da Globalização. São Paulo: Cortes, 2000.

MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo: Editora Moderna / IBASE, 2000.

MOL, Gerson de Souza. (Coord). Química e Sociedade, projeto PEQUIS. São Paulo: Editors Nova Geração, 2003.

OLIVA, Jaime. Textos da saúde Educação Ambiental para o Salto para o Futuro. Brasília: SEF/SEED/MEC, 2000.

RODRIGUES, Luiz Francisco; CANIVATO, Vilma Maria. Lixo: de onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna, 1997.

Downloads

Publicado

2016-10-14

Como Citar

da Silva, L., & dos Anjos, M. B. (2016). Possibilidades de construção de uma consciência cidadã a partir de novas práticas educativas e ambientais<br>Possibilities of building a civic consciousness from new educational and environmental practices. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 177–192. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5655

Edição

Seção

Artigos