O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:

o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental

Autores

  • Claudia Gomes Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-3590-5996
  • Marília Andrade Torales-Campos Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14244

Palavras-chave:

Currículo integrado, Ensino Religioso, Educação Ambiental

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa realizada no contexto da Rede Municipal de ensino do município de Curitiba (Paraná-Brasil). Objetivou-se neste escrito evidenciar, a partir das temáticas indicadas pelas professoras participantes do estudo, que é possível integrar os conteúdos do currículo do Ensino Religioso (ER) para a promoção da Educação Ambiental (EA) na escola. O estudo está ancorado em uma abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiestruturadas. Constatou-se a partir das temáticas sugeridas pelas participantes que os conteúdos de ER, por meio de uma integração curricular, poderão favorecer o desenvolvimento da EA na escola, sustentando-se essas ações em diferentes correntes pedagógicas e, consequentemente, contribuindo para a formação da ecocidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Gomes, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino – PPGTen, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Pesquisadora do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP – UFPR/Iphan). Graduada em Pedagogia. Professora da rede municipal de ensino de Curitiba.

Marília Andrade Torales-Campos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Pesquisadora do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP – UFPR/Iphan). Graduada em Pedagogia. Professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da Religião e Ensino Religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. REVER – Revista de Estudos da Religião, São Paulo, ano 15, n. 2, p. 107-125, jul./dez. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/rever/article/view/26189. Acesso: 12 jan. 2022.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 5 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso: 19 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 10 jan. 2022.

BRITO, Jorge Maurício da Silva; CHAGAS, Joezer Rezende das. O Ensino Religioso em face da aprendizagem significativa: questões epistemológicas e pedagógicas. Revista Imagens da Educação, [S.I.], v. 6, n. 3, p. 74-83, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/29033/pdf. Acesso: 11 jan. 2022.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COSENZA, Angelica; SANCHES, Celso; MARCOMIN, Fatima Elizabetti; BARZAMO, Marco; GUIMARÃES, Mauro; SATO, Michèle; LAYRARGUES, Philippe. Voos e pousos nas janelas existenciais da Educação Ambiental. Revista AmbientalMente Sustentable. Coruña. xaneiro-xuño, ano XV, vol. 27, núm. 1, páxinas 7-19, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342581621_Voos_e_pousos_nas_janelas_existenciais_da_Educacao_Ambiental. Acesso: 9 jan. 2022.

CURITIBA. Secretaria Municipal de Educação. Currículo do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano. 2016.

GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

GOMES, Claudia Lourenço. A transversalização curricular da Educação Ambiental na disciplina de Ensino Religioso: uma análise a partir do olhar dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Curitiba- PR. Orientadora: Marília Andrade Torales Campos. 2020. 231f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

GOMES, Claudia Lourenço; TORALES-CAMPOS, Marília Andrade. Desafios para a transversalização curricular da Educação Ambiental no Ensino Religioso. Revista Educação em Questão, Natal, v. 59, n. 61, p. 1-23, e-26198, jul./set. 2021a. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/26198/14973. Acesso: 8 jan. 2022.

GOMES, Claudia Lourenço; TORALES - CAMPOS, Marília Andrade. A transversalidade da Educação Ambiental na disciplina de Ensino Religioso: um olhar necessário. In: SAMPAIO MATEUS, Yuri G. A.; SAMPAIO MATEUS, Natasha Nickolly A.; RODRIGUES, Jesse L. Debates sobre educação no Brasil: olhares interdisciplinares. Tutóia, MA: Diálogos, 2021b. v. 2. p. 137-152.

GOMES, C. L.; TORALES CAMPOS, M. A. A transversalização curricular da educação ambiental no ensino religioso. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 249–269, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p249-269. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11988. Acesso em: 30 jul. 2022.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. Materiais didáticos para o componente curricular de Ensino Religioso visando à implementação do artigo 33 da Lei 9.394/96 revisto na Lei 9.375/97. UNESCO. Brasília, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2016-pdf/44061-produto-1-materiais-didaticos-para-componente-curricular-ensino-religioso-pdf/file. Acesso em: 7 jan. 2022.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Pandemias, colapso climático, antiecologismo: Educação Ambiental entre as emergências de um ecocídio apocalíptico. REVBEA – Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 1-30, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10861. Acesso: 9 jan. 2022.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo (Org.). Educação ambiental e movimentos sociais na

construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo, LAYARARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Renato Souza de (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço do cidadão. 4. Ed., São Paulo: Cortez, 2008. p. 69-98.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectiva contra-hegemônica. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 11 n. 1, p. 53-71, jan./abr. 2013. Disponível: https://www.scielo.br/j/tes/a/8VPJg4SGvJLhcK3xcrrnHRF/?lang=pt. Acesso: 7 jan. 2021.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Questões ontológicas e metodológicas da educação ambiental crítica no capitalismo contemporâneo. REMEA- Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, v. 36, n. 1, p. 79-95, maio 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8954. Acesso: 9 jan. 2022.

MEIRA, Pablo Ángel. Outra lectura da historia da educación ambiental e algún apuntamento sobre a crise do presente, Revista AmbientalMente Sustentable, Coruña, v. 4, n. 8, p. 6-43, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/279641739_Outra_lectura_da_historia_da_Educacion_Ambiental_e_algun_apuntamento_sobre_a_crise_do_presente. Acesso: 9 jan. 2022.

MORIN, Edgar; MOTTA, Raúl; CIURANA, Émilio – Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humanos. Tradução de Sérgio Pereira. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Marisa Perassi. Porto Alegre: Sulina, 2015.

RODRIGUES, Elisa. Ensino religioso, tolerância e cidadania na escola pública. Revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 763-782, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21886. Acesso: 10 jan. 2022.

RODRIGUES, Edile Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio Rogério. O Ensino Religioso no contexto da laicidade. In: Sylvio Fausto Gil Filhos (Org.). Liberdade e Religião. O espaço sagrado no século XXI. Curitiba: CRV, 2016.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo, justiça e inclusão. In: GIMENO SACRISTÁN, José (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução de Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: penso, 2013. p. 71-86.

SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle; CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Educação Ambiental: pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44.

SAUVÉ, Lucie. Viver juntos em nossa terra: desafios contemporâneos da educação ambiental. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 16, n. 2, p. 288-299, 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-71142016000200288&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 10 jan. 2022.

SCHLÖGL, Emerli. Ensino Religioso: perspectivas para os anos finais do ensino médio. Curitiba: Ibpex, 2009.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Gomes, C., & Torales-Campos, M. A. (2022). O currículo integrado como possibilidade para a formação da ecocidadania:: o Ensino Religioso como espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 350–369. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14244