ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS

Autores/as

  • Janine Silva Demenighi Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.
  • Leonardo Francisco Stahnke Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.
  • Theo Vieira Larratéa Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.
  • Samuel Henrique Noll Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.
  • Leomar Paese Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.
  • Paulo Fernando de Almeida Saul Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3054

Palabras clave:

Percepção ambiental, Ivoti, Educação Ambiental, Sensibilização.

Resumen

O município de Ivoti/RS possui diversas áreas naturais próximas à zona urbana, e muitas dessas encontram-se impactadas pela ação do homem. Trabalhar a percepção com o uso dos sentidos é uma das formas de iniciar um processo de educação ambiental, o que pode ajudar a reverter essa situação. Com base nisso, o Grupo de Educação Ambiental da UNISINOS, composto por estagiários dos cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Psicologia, desenvolveu uma técnica para trabalhar a percepção ambiental com parte da população estudantil de Ivoti, a fim de despertá-los para a questão ecológica do município. O trabalho ocorreu entre 30/10 e 18/11 de 2006 (totalizando 125 horas) e atingiu dez escolas municipais, sete particulares e duas estaduais, abrangendo 2618 alunos. Para todos os níveis de ensino usou-se uma metodologia padrão, que consistiu em vendar os olhos dos alunos e entregar-lhes materiais para estimular o paladar, tato, olfato e audição. Os alunos do Ensino Médio e Magistério foram, ainda, levados para fora da sala de aula, onde tiveram que perceber e representar o ambiente de três formas distintas: através de desenho, descrição escrita, e a partir da vivência com os olhos vendados. Os estagiários que desenvolveram o projeto o consideraram positivo, conforme os indicadores escolhidos para avaliá-lo. Sua forma prática e dinâmica atingiu diferentes níveis de ensino e foi uma chamada ativa para as questões ambientais no município.

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Biografía del autor/a

Janine Silva Demenighi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Acadêmica de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS – CEP 93022-000 - São Leopoldo – Rio Grande do Sul – Brasil

Leonardo Francisco Stahnke, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Biólogo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS – CEP 93022-000 - São Leopoldo – Rio Grande do Sul – Brasil.

Theo Vieira Larratéa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Biólogo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS – CEP 93022-000 - São Leopoldo – Rio Grande do Sul – Brasil.

Samuel Henrique Noll, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Acadêmico de Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS – CEP 93022-000 - São Leopoldo – Rio Grande do Sul – Brasil.

Leomar Paese, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Acadêmico de Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS – CEP 93022-000 - São Leopoldo – Rio Grande do Sul – Brasi.

Paulo Fernando de Almeida Saul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, são Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Mestre em Educação e Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – CEP 93022-000 - São Leopoldo – Rio Grande do Sul – Brasil.

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Demenighi, J. S., Stahnke, L. F., Larratéa, T. V., Noll, S. H., Paese, L., & Saul, P. F. de A. (2012). ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL APLICADAS A ALUNOS DO ENSINO INFANTIL, FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE IVOTI, RS: A VISÃO DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNISINOS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3054