Percepção naturalista do ambiente de alunos concluintes EaD em um curso de Ciências Biológicas e suas implicações educacionais
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12264Palavras-chave:
Percepção ambiental, Educação ambiental, Educação a distância.Resumo
O presente trabalho objetivou caracterizar a percepção ambiental de alunos concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do polo CEDERJ/UERJ Nova Friburgo/RJ, além de discutir como estes concluintes encaram sua formação docente frente a temática da educação ambiental. O trabalho tem natureza explanatória e utilizou um questionário que foi realizado aos alunos concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas no polo do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro - Nova Friburgo, no ano de 2012. Foi identificado que os alunos apresentam uma visão naturalista do ambiente, caracterizada por preconizar soluções simplistas para os problemas ambientais e por conduzirem práticas ambientais distorcidas e pouco efetivas. Os resultados obtidos neste trabalho expõem uma demanda de complementação da formação docente (inicial/continuada) de educadores ambientais na modalidade de Ensino à Distância.
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