Percepção naturalista do ambiente de alunos concluintes EaD em um curso de Ciências Biológicas e suas implicações educacionais

Autores

  • Flávio Augusto Monteiro dos Santos UFRRJ - Doutor em Ciências Ambientais Florestais.AGEVAP - Associação Pro Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do SulCEDERJ – Mediador presencial Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
  • Anderson dos Santos Portugal UFRJ -Doutor em Ciências biológicas (Botânica) – Museu Nacional CEDERJ – Mediador presencial Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de JaneiroPMA-Professor do ensino básico da Prefeitura Municipal de AraruamaUERJ/FFP- Colaborador do laboratório de biodiversidade (NUPEC) https://orcid.org/0000-0003-3381-1566

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12264

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Educação ambiental, Educação a distância.

Resumo

O presente trabalho objetivou caracterizar a percepção ambiental de alunos concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do polo CEDERJ/UERJ Nova Friburgo/RJ, além de discutir como estes concluintes encaram sua formação docente frente a temática da educação ambiental. O trabalho tem natureza explanatória e utilizou um questionário que foi realizado aos alunos concluintes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas no polo do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro - Nova Friburgo, no ano de 2012. Foi identificado que os alunos apresentam uma visão naturalista do ambiente, caracterizada por preconizar soluções simplistas para os problemas ambientais e por conduzirem práticas ambientais distorcidas e pouco efetivas.  Os resultados obtidos neste trabalho expõem uma demanda de complementação da formação docente (inicial/continuada) de educadores ambientais na modalidade de Ensino à Distância.

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Biografia do Autor

Flávio Augusto Monteiro dos Santos, UFRRJ - Doutor em Ciências Ambientais Florestais.AGEVAP - Associação Pro Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do SulCEDERJ – Mediador presencial Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Doutor no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais Florestais da UFRRJ. Mestre em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Engenheiro Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atua desde 2014 como Mediador Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) no polo Nova Friburgo, RJ e desde 2016 como Especialista em Recursos Hídricos na Associação Pró-Gestão das Águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul (AGEVAP) em Resende, RJ. Desenvolve trabalhos acadêmicos na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura e Manejo Florestal e foco em Restauração Florestal e provisionamento de Serviços Ecossistêmicos com a implementação de arranjos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Planeja, executa e avalia o processo de ensino-aprendizagem em aulas práticas das disciplinas de Botânica, Ecologia e Educação Ambiental do curso de graduação em de Licenciatura em Ciências Biológicas do CEDERJ polo Nova Friburgo. Participa da elaboração, planejamento, gestão, supervisão, orientação, auditoria e avaliação de programas e projetos de conservação e recuperação ambiental visando o aumento da oferta de serviços ecossistêmicos hídricos em microbacias estratégicas da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Anderson dos Santos Portugal, UFRJ -Doutor em Ciências biológicas (Botânica) – Museu Nacional CEDERJ – Mediador presencial Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de JaneiroPMA-Professor do ensino básico da Prefeitura Municipal de AraruamaUERJ/FFP- Colaborador do laboratório de biodiversidade (NUPEC)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguinte temas: Ecofisiologia de samambaias das restingas Fluminenses, Biodiversidade do Leste Fluminense, Educação Ambiental e Ensino de Ciências.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Santos, F. A. M. dos, & Portugal, A. dos S. (2023). Percepção naturalista do ambiente de alunos concluintes EaD em um curso de Ciências Biológicas e suas implicações educacionais. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 429–451. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12264