HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA

Autores

  • Carlos Renato Carola Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3374

Palavras-chave:

universo-máquina, cultura científica, Gaia, sensibilidade ambiental.

Resumo

História, ciência e educação ambiental é o tema de um trabalho em construção e que tem o propósito de contribuir com o desenvolvimento de ações pedagógicas para sensibilidade ecológica. O texto está organizado na forma de uma caminhada histórica que começa pela observação do contexto em que surgiu a ciência moderna e o método científico. Neste campo de observação procura-se compreender as condições que propiciaram o nascimento da concepção de mundo do Universo-máquina e localizar as raízes da crise ambiental. Observa-se também a estética do Renascimento e o pragmatismo do espírito científico, potencializados pela racionalidade iluminista e pela ideologia de progresso da sociedade industrial. Na caminhada pelo século XX, pretende-se entender a emergência da consciência ambiental em nível global e o surgimento de uma nova visão de mundo, expressa na idéia da hipótese Gaia. Com olhar voltado para o mundo de Gaia, finaliza-se a caminhada no século XXI com uma proposta de coordenadas conceituais e ações pedagógicas por uma educação para a sensibilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Renato Carola, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de História Ambiental e História Moderna da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Downloads

Publicado

2013-03-10

Como Citar

Carola, C. R. (2013). HISTÓRIA, CIÊNCIA E DUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA SENSIBILIDADE ECOLÓGICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 25. https://doi.org/10.14295/remea.v25i0.3374