Literacia do Oceano:

Um oceano de união

Autores

  • Ana Laranja CIIMAR
  • Sílvia Morim Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Porto, Portugal
  • Marta Correia Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Porto, Portugal
  • C. Marisa R Almeida Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14280

Palavras-chave:

Literacia do Oceano, Educação Ambiental, Oceano, Ciência

Resumo

O presente estudo pretendeu avaliar a importância do Oceano para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de percecionarmos quais os princípios da Literacia do Oceano com mais importância para esta comunidade e quais as áreas com mais interesse que deviam ser mais trabalhadas e intervencionadas. Os dados foram recolhidos através do questionário realizado a indivíduos dentro da comunidade da CPLP que voluntariamente responderam ao mesmo. Os principais resultados mostram que o Princípio 5 “O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas” e o Princípio 2 “O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra” são os que reforçam a importância das orientações da Literacia do Oceano. E que o problema da poluição por plástico/microplástico são o principal problema que os nossos inquiridos gostariam de ver resolvidos a curto/médio prazo. Este estudo contribui para o conhecimento sobre a literacia científica dentro da comunidade CPLC, promovendo o interesse sobre a investigação científica desenvolvida em prol do Oceano.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laranja, CIIMAR

Doutora em Ensino e Comunicação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, mestre em Biologia e Gestão da Qualidade de Água e licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Católica Portuguesa. Coordena, realiza e dinamiza exposições de Ciência/Ambiente/Saúde.

Sílvia Morim, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Porto, Portugal

Licenciada em Engenheira do Ambiente. Faz parte da equipe do Centro de Monitorização e interpretação ambiental (CMIA) de Vila do Conde desde 2009. Atua na sensibilização e educação ambiental, criando materiais/atividades/exposições pedagógicas na área do ambiente e realiza várias atividades e visitas guiadas e colabora na monitorização de águas de cursos de água.

Marta Correia, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Porto, Portugal

Bióloga Marinha com Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos. Organiza e coordena diversas ações de formação de Professores em Ensino Experimental de Ciências do Mar. Palestra em vários workshops relacionados à Ocean Literacy e ensino experimental de ciências.

C. Marisa R Almeida, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Porto, Portugal

Doutora em Química, investigadora sénior do CIIMAR e responsável da equipe Química Ambiental e Recuperação de ecossistemas. Professora convidada da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e coordenadora do Laboratório de Química do CIIMAR. Co-coordenadora da plataforma CIIMAR na Escola dedicada à divulgação científica.

Referências

NOOA - Ocean Literacy Framework (2021). Ocean literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages (version 3.1), NMEA Special Report, p. 1-13.

UNESCO - Ocean Literacy in European Oceanographic Agencies (2021). EuroGOOS recommendations for the UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development 2021-2030, EuroGOOS Report, p. 1-18.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

Laranja, A., Morim, S., Correia, M., & Almeida, C. M. R. (2022). Literacia do Oceano: : Um oceano de união. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(2), 406–414. https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14280