Literacia do Oceano:
Um oceano de união
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i2.14280Palavras-chave:
Literacia do Oceano, Educação Ambiental, Oceano, CiênciaResumo
O presente estudo pretendeu avaliar a importância do Oceano para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o objetivo de percecionarmos quais os princípios da Literacia do Oceano com mais importância para esta comunidade e quais as áreas com mais interesse que deviam ser mais trabalhadas e intervencionadas. Os dados foram recolhidos através do questionário realizado a indivíduos dentro da comunidade da CPLP que voluntariamente responderam ao mesmo. Os principais resultados mostram que o Princípio 5 “O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas” e o Princípio 2 “O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra” são os que reforçam a importância das orientações da Literacia do Oceano. E que o problema da poluição por plástico/microplástico são o principal problema que os nossos inquiridos gostariam de ver resolvidos a curto/médio prazo. Este estudo contribui para o conhecimento sobre a literacia científica dentro da comunidade CPLC, promovendo o interesse sobre a investigação científica desenvolvida em prol do Oceano.
Downloads
Referências
NOOA - Ocean Literacy Framework (2021). Ocean literacy: the essential principles and fundamental concepts of ocean sciences for learners of all ages (version 3.1), NMEA Special Report, p. 1-13.
UNESCO - Ocean Literacy in European Oceanographic Agencies (2021). EuroGOOS recommendations for the UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development 2021-2030, EuroGOOS Report, p. 1-18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.