Parque Estadual Cunhambebe, Rio de Janeiro-Brasil

educação ambiental em unidades de conservação

Autores

  • Hedinene Costa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-5026-1549
  • Daniel Fonseca de Andrade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16292

Palavras-chave:

uso público, áreas protegidas, práticas educativas

Resumo

O presente trabalho, de abordagem qualitativa, tem por objetivo divulgar a análise das ações de educação ambiental executadas entre os anos de 2013 e 2021 no Parque Estadual Cunhambebe, respondendo a uma demanda de pesquisa indicada pela sua gestão. A partir do levantamento e categorização de 317 relatórios de educação ambiental realizadas no período, foram mapeadas sete iniciativas que compõem a trajetória da educação ambiental no parque: os projetos PEC nas Escolas, Esquadrão Ambiental, Escolas no PEC, Programa de Índio, Guarda-Parque Mirim, Eventos Institucionais e João de Barro. A partir deste levantamento, foi possível verificar a conformidade das ações de educação ambiental realizadas com quinze, de um total de dezoito, diretrizes que compõem o Programa de Educação Ambiental do parque. Por fim, o texto tece recomendações para o aprimoramento do planejamento estratégico da educação ambiental na unidade de conservação.

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Biografia do Autor

Hedinene Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Ecoturismo e Conservação pelo Programa de Pós-graduação em Ecoturismo e Conservação (UNIRIO). Pesquisadora no Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental (LAPEAr/UNIRIO). Bacharel em Turismo (UNIGAMA).

Daniel Fonseca de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP/SP. Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de South Bank/UK. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela USP/RP. Professor adjunto do Departamento de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UNIRIO).

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

Silva da Costa, H., & Fonseca de Andrade, D. (2025). Parque Estadual Cunhambebe, Rio de Janeiro-Brasil: educação ambiental em unidades de conservação. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 42(2), 43–64. https://doi.org/10.63595/remea.v42i2.16292