Os museus de ciências como espaço da Educação Ambiental:

um estudo de caso do museu Parque da Ciência Newton Freire Maia.

Autores

  • Allyson Felipe da Silva Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12530

Palavras-chave:

Espaços Não Formais, Museus, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Neste artigo investigamos as potencialidades de um museu de Ciências para a promoção da Educação Ambiental. O estudo foi desenvolvido no museu Parque da Ciência Newton Freire Maia, localizado no município de Pinhais, Paraná. O trabalho é de natureza qualitativa e se caracteriza como estudo de caso, em que analisamos os itens expostos nos pavilhões do museu mais nitidamente relacionáveis com a Educação Ambiental e as potencialidades para a promoção da Educação Ambiental. Utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2006) para analisar 17 dos 252 itens do acervo. Os resultados revelaram que o acervo do Parque da Ciência Newton Freire Maia tem potencialidades de contribuir para o desenvolvimento da Educação Ambiental, incluindo sua vertente crítica.

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Biografia do Autor

Allyson Felipe da Silva, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná e professor da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação, mestrado em Educação e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Lider do Grupo de Pesquisa Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, CTS e Alfabetização Científica e Tecnológica.

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Publicado

2022-04-14

Como Citar

Da Silva, A. F. ., & Lorenzetti, L. (2022). Os museus de ciências como espaço da Educação Ambiental: : um estudo de caso do museu Parque da Ciência Newton Freire Maia. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 39(1), 196–219. https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12530