A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública:
o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13170Palavras-chave:
Educação Ambiental, Escola Pública, Materialismo Histórico-DialéticoResumo
Este trabalho busca debater e analisar o materialismo histórico-dialético como fundamento radical tendo em vista uma educação ambiental crítica na escola pública. Esse tema tem composto os objetos de pesquisa e as produções de conhecimentos do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA –, que desenvolve suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP-Bauru. Compreendendo que a escola pública se revela cada vez mais uma instituição social disputada por diferentes setores sociais e frações de classes, sua conquista pela classe trabalhadora se revela condição para a transformação da realidade escolar pública brasileira, inclusive para a concretização de uma educação ambiental crítica. Neste sentido, as produções acadêmicas da educação ambiental que se pautam no materialismo histórico-dialético podem nos revelar caminhos e desafios a serem enfrentados e superados para que a educação ambiental crítica se materialize na escola pública. Assim, buscamos analisar e refletir sobre a necessidade da fundamentação das pesquisas em educação ambiental sob este referencial, haja vista suas essenciais contribuições na produção do conhecimento para uma inserção aprofundada da Educação Ambiental crítica na escola pública.
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Publicado em: 16-12-2021.
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