A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública:

o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13170

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escola Pública, Materialismo Histórico-Dialético

Resumo

Este trabalho busca debater e analisar o materialismo histórico-dialético como fundamento radical tendo em vista uma educação ambiental crítica na escola pública. Esse tema tem composto os objetos de pesquisa e as produções de conhecimentos do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental – GPEA –, que desenvolve suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP-Bauru. Compreendendo que a escola pública se revela cada vez mais uma instituição social disputada por diferentes setores sociais e frações de classes, sua conquista pela classe trabalhadora se revela condição para a transformação da realidade escolar pública brasileira, inclusive para a concretização de uma educação ambiental crítica. Neste sentido, as produções acadêmicas da educação ambiental que se pautam no materialismo histórico-dialético podem nos revelar caminhos e desafios a serem enfrentados e superados para que a educação ambiental crítica se materialize na escola pública. Assim, buscamos analisar e refletir sobre a necessidade da fundamentação das pesquisas em educação ambiental sob este referencial, haja vista suas essenciais contribuições na produção do conhecimento para uma inserção aprofundada da Educação Ambiental crítica na escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela de Moraes Agudo, UNIFEI/Itajubá

Professora Adjunta do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru (bolsista CAPES - Proex e FAPESP), pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Natureza e Sociedade. Ensino de Ciências e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública.

Lucas André Teixeira, UNESP/Araraquara

Professor Assistente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP – Araraquara/SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA) da UNESP.

Referências

AGUDO, M.M.; MAIA, J.S.S.; TEIXEIRA, L.A. A formação do professor educador ambiental crítico: o papel dos conteúdos em seu processo formativo. In: Ana Lúcia Pereira Baccon; Edimar Inocência Brígido; Fábio Antonio Gabriel; Flavia Wegrzyn Martinez. (Org.). Ensaios entre filosofia e educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2016, v. , p. 11-37

AGUDO, Marcela de Moraes. A educação ambiental na formação dos pedagogos: A

unidade técnico política. 269f. (Tese de doutorado) – Programa de Pós-Graduação em

Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2017.

AGUDO, Marcela de Morares. A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública: o Materialismo Histórico-Dialético como Fundamento teórico-metodológico. In: 39a. Reunião da ANPEd, Niterói/RJ. 2019.

AGUDO, M. M.; TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental histórico-crítica: uma construção coletiva. NUANCES, v. 31, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8293

AGUDO, Marcela de Moraes; TEIXEIRA, Lucas André. A Pedagogia Histórico-Crítica como caminho possível para uma Educação Ambiental Crítica. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 283-301, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7295

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.

CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CRUZ, Lilian Giacomini; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. A Agenda 21 Escolar: contribuições para a inserção da educação ambiental na escola. In: 35a Reunião Anual da ANPEd, Ipojuca – PE, 2012.

CRUZ, Lilian Giacomini. Políticas Públicas de Educação Ambiental: um estudo sobre a Agenda 21 Escolar. 2014. Tese (Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2014.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 2 ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1989.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2 ed rev ampl, Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

FESTOZO, Marina Battistetti. A Educação Ambiental na formação de professores: Horizontes para a participação social. 2015. Tese (Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2015

FIGUEIREDO, Pâmela Buzanelo. Políticas de Educação Ambiental na escola pública: avanços e retrocessos. 2018. 245f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Bauru-SP, 2018.

FOSSALUZA, André Santachiara; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos . O Ensino de Permacultura no Brasil: o papel dos Cursos de Design em Permacultura (PDCs) e as contribuições da Educação Ambiental Crítica. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 26, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/sGdhhTzCJ6TtccfWFpp9hYF/?lang=pt

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 11 ed. Campinas: Papirus, 2007.

JUNQUEIRA, Juliana Neves. Por uma Educação Ambiental histórico-crítica na escola. 2014, 144 f. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2014.

HOBSBAWM, Eric. John. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JANKE, Nadja ; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Qualidade de vida e Educação Ambiental: construção coletiva de significados pela pesquisa-ação-participativa. In: 28a Reunião Anual da ANPEd, Caxambu – MG, 2005.

KOPNIN, Pavel Vasílievich. Fundamentos lógicos da ciência. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1972.

KOPNIN, Pavel Vasílievich. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1978.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KRUPPA, Sonia Maria Portella. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

LAMOSA, Rodrigo; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Agronegócio e Educação Ambiental: uma análise crítica. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. v 22, n 83, Rio de Janeiro. 2014.

LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: MMA/DEA, 2004.

MAIA, Jorge Sobral da Silva Maia; TEIXEIRA, Lucas André. Concepções epistemológicas para pensar a Educação Ambiental Sócio Histórica. In: Fábio Antonio Gabriel e Gustavo Luiz Gava. (Org.). Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência Linguagem e Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Multifoco, 2012, v. 1, p. 229-247.

MAIA, Jorge Sobral da Silva; TEIXEIRA, Lucas André. Formação de professores e educação

ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Revista

HISTEDBR On-line, Campinas, n° 63, p. 293-305, 2015.

MAIA, Jorge Sobral da Silva Maia. Educação Ambiental crítica e formação de professores. 1. ed. Curitiba/PR: Editora Appris, 2015.

MAIA, Jorge Sobral da Silva Maia. Aspectos da crítica ontológica como fundamento para o processo educativo. Rev. Simbio-Logias, v. 12, pp.140-160, 2020. Disponível em: https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/aspectos_da_critica_ontologica.pdf

MARTINS, Lígia Márcia. As aparências enganam: divergências entre o materialismo histórico dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. Trabalho Completo, 2006. Anais... ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, MG.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1974.

NOVACK, George. Introdução à lógica marxista. 3 ed. Tradução: Anderson R. Félix. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Pluma, 1976.

MENDES, Carolina Borghi. Influências de instituições externas à escola pública:

privatização do ensino a partir da Educação Ambiental? 2015, 232 f., Dissertação (Mestrado

em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista,

Campus de Bauru, UNESP, Bauru – SP, 2015.

Mendes, Carolina Borghi. Educação Ambiental na formação inicial de professoras e professores: a categoria totalidade como proposta de enfrentamento. (Tese de doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2020.

MENDES, Carolina Borghi; LHAMAS, Ana Paula B.; MAIA, Jorge Sobral da Silva. Aspectos da Educação Ambiental crítica: reflexões sobre as desigualdades na pandemia da COVID-19. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO), v. 15, p. 361-379, 2020. https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10854

MUNHOZ, R. H. Educação Matemática e Educação Ambiental: uma abordagem sobre o tema “Depredação do Patrimônio Escolar” em uma Instituição de Ensino Público de Bauru. Tese 2008. (Doutorado em Educação para a Ciência) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2008.

OLIVEIRA, Betty Antunes. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, Angelo Antonio; SILVA Nilma Renildes; MARTINS, Sueli Teresinha Ferreira (Orgs.). Método histórico-social na psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

PASQUALINI, Juliana Campregher; MARTINS, Lígia Márcia. Dialética singular-particular-universal: implicações no método materialista dialético para a psicologia. 27(2), p. 362-371, Revista Psicologia e Educação, 2015.

PINTO, Alvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SOUZA, Daniele Cristina. A Educação Ambiental crítica e sua construção na escola pública: compreendendo contradições pelos caminhos da formação de professores. 2014. Tese (Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2014.

TEIXEIRA, Lucas André. A Formação do educador ambiental: reflexões de um professor da escola pública. 2013. Tese (Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2013.

TEIXEIRA, Lucas André. Contribuições da ontologia marxista para a pesquisa em Educação Ambiental e ensino de ciências. Rev. Simbio-Logias, v. 12, pp.140-160, 2020. Disponível em: https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/contribuicoes_da_ontologia_marxista.pdf

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. O método materialista histórico e dialético para a pesquisa em educação. Rev. Simbio-Logias, V. 12, Nr. 17 – 2020. Disponível em: https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/o_metodo_materialista_historico_e_dialetico.pdf

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: natureza, razão e história.

Campinas-SP: Autores Associados, 2008.

TOZONI-REIS, M. F. C. (Org.); MAIA, J. S. da S. (Org.). Educação Ambiental a várias mãos: Educação escolar, currículo e políticas Públicas. 1. ed. Araraquara/SP: JUNQUEIRA & MARIN EDITORES, 2014. v. 1. 164p .

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Contribuições para uma pedagogia crítica na Educação Ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TREIN, Eunice; PEDROSA, José Geraldo; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; LEHER, Roberto; NOVICKI, Victor. (Orgs.). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação Ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3, p. 145-162, 2014.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; GONCALVES, Carlos Eduardo; SOUZA, Daniele Cristina; SANTOS, Helena Maria Santos; TALAMONI, Jandira Líria Biscalquini; MAIA, Jorge Sobral da Silva; NEVES, Juliana Pereira; CRUZ, Lilian Giacomini; TEIXEIRA, Lucas André; AGUDO, Marcela de Moraes; FESTOZO, Marina Battistetti; JANKE, Nadja; FIGUEIREDO, Pâmela Buzanello; MUNHOZ, Regina Helena. A inserção da Educação Ambiental na escola pública: disputas e contradições. In: Anais... VIII EPEA, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2015.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; MAIA, Jorge Sobral da Silva; TEIXEIRA, Lucas André. as publicações acadêmicas e a Educação Ambiental na escola básica. In: 34a Reunião Anual da ANPEd, Natal - RN, 2011.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Fundamentos Teóricos para uma pedagogia da Educação Ambiental: algumas contribuições. In: 30a Reunião Anual da ANPEd, Caxambu - MG, 2007.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; TOZONIREIS, José Roberto. Conhecer, transformar e educar: fundamentos psicossociais para a pesquisa-ação-participativa em Educação Ambiental. In: 27a Reunião Anual da ANPEd, Caxambu - MG, 2004.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Natureza, razão e história: contribuições para uma pedagogia da Educação Ambiental. In: 26 Reunião Anual da ANPEd, 2003, Poços de Caldas- MG, 2003.

TREIN, Eunice. A contribuição do pensamento marxista à Educação Ambiental. In:

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TREIN, Eunice; PEDROSA, José Geraldo; TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; LEHER, Roberto; NOVICKI, Victor (Orgs.). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007. p. 113-134.

Publicado em: 16-12-2021.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

de Moraes Agudo, M., & André Teixeira, L. (2021). A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública: : o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 218–242. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13170