A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública:

o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13170

Keywords:

Educação Ambiental, Escola Pública, Materialismo Histórico-Dialético

Abstract

The aim of this paper is to discuss and analyze the historical-dialectical materialism as a radical foundation considering a critical environmental education in public school. Taking into account the fact that the public school is increasingly revealing itself as a social institution disputed by different social sectors and class fractions, its conquest by the working class is a condition for the transformation of the Brazilian public school reality, including for the implementation of critical environmental education. In this sense, academic productions of environmental education which are based on historical-dialectical materialism can reveal the paths and challenges to be faced and overcome in order to materialize in public school. Thus, This paper attempts  to  analyze and reflect on the need  of  addressing researches in environmental education under this framework, inasmuch as its essential contributions to knowledge production for a thorough integration of critical environmental education in public schools.

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Author Biographies

Marcela de Moraes Agudo, UNIFEI/Itajubá

Professora Adjunta do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru (bolsista CAPES - Proex e FAPESP), pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Natureza e Sociedade. Ensino de Ciências e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública.

Lucas André Teixeira, UNESP/Araraquara

Professor Assistente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na UNESP – Araraquara/SP. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA) da UNESP.

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Publicado em: 16-12-2021.

Published

2021-12-16

How to Cite

de Moraes Agudo, M., & André Teixeira, L. (2021). A pesquisa em educação ambiental na disputa pela escola pública: : o materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico . REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 218–242. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13170