A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora

Autores

  • Ionara Cristina Albani Universidade Federal do Rio Grande- FURG https://orcid.org/0000-0003-3955-3326
  • Cláudia da Silva Cousin Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Macarena Esteban Ibañez Universidade Pablo de Olavide - UPO

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9655

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha.

Resumo

Este artigo apresenta os caminhos trilhados pela Educação Ambiental tanto no Brasil quanto na Espanha, trazendo algumas reflexões sobre o tema. Discute elementos compreendidos como basilares para uma Educação Ambiental alicerçada na perspectiva crítica e transformadora (LOUREIRO, 2012). A partir deste diálogo e desta concepção, considera-se que os debates sobre Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto na Espanha, têm surgido a partir da emergência de uma crise social, que vem se acentuando na sociedade e, consequentemente, preocupando e instigando parte da sociedade civil e os Movimentos Sociais que acreditam e lutam por um novo modelo de sociedade, fundamentado nos princípios da Educação Ambiental Crítica e Transformadora.

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Biografia do Autor

Ionara Cristina Albani, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutoranda em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores, com doutorado sanduíche e cotutela realizados na Universidade Pablo de Olavide - UPO, na Espanha (outubro de 2018 a junho de 2019). Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015), na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores.Pós Graduada-Latu Sensu em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Meridional de Passo Fundo - IMED (2009). Licenciada em Pedagogia Anos Iniciais: crianças, jovens e adultos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2006). Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM e Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente - CIPEA. Tem experiência e desenvolve pesquisa em Educação Ambiental, Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos Sociais, trabalhando com o tema Formação de Educadores. Miltlitou/milita em movimentos sociais ligados à Agricultura Familiar, mais especificamente direcionados a jovens. É Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Rio Grande, em afastamento para estudos. Realizou doutorado sanduíche na Universidade Pablo de Olavide - UPO, Sevilha - Espanha (outubro 2018 - junho 2019). Atualmente é professora-tutora junto à Especialização em Educação Ambiental - Modalidade a distância.

Cláudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores (2010); Mestre em Educação Ambiental pela FURG (2004); Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG (2001) e graduada em Geografia - Licenciatura Plena pela FURG (1995). Professora Associada e Pesquisadora do Instituto de Educação da FURG. Líder do Grupo de Pesquisa CIPEA - Ciranda Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Ambiente devidamente certificado pelo CNPq. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM e do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia - LAPEG. Integra a Rede Sul Americana de Educação Ambiental - REASUL. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA e do curso de Licenciatura em Geografia. Tem experiência e desenvolve pesquisas nas área da Educação Ambiental e no Ensino de Geografia, com os seguintes temas: Formação de Professores, Estágios Curriculares Supervisionados, Ensino de Geografia e Pertencimento. Coordenadora o núcleo multidisciplinar História/Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID da FURG.

Macarena Esteban Ibañez, Universidade Pablo de Olavide - UPO

Situação profissional atual: Professora contratada – doutora na Universidade Pablo de Olavide-UPO, Departamento – Centro de Ciências Sociais da Faculdade de Educação e Psicologia Social. Formação Acadêmica: Licenciatura em Filosofia e Ciências da Educação (1996) ; Doutora em Pedagogia (2001). Contatos: + 34 616963638; e-mail: mestib@upo.es.

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Publicado

2019-12-17

Como Citar

Albani, I. C., da Silva Cousin, C., & Esteban Ibañez, M. (2019). A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 36(3), 213–234. https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9655

Edição

Seção

Artigos