Preservando a alma do cerrado

estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022)

Autores

  • Vinícius Pereira Vieira Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)
  • Giovana Galvão Tavares Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cora Coralina, Cerrado, Literatura Brasileira

Resumo

Este artigo objetiva analisar as produções acadêmicas relacionadas à interconexão entre o Cerrado, a Educação Ambiental e a Literatura Brasileira, com enfoque nas produções de Cora Coralina, tendo como recorte temporal os anos de 2012 a 2022. A metodologia adotada foi o estado da arte. Foram selecionados bancos de dados de dissertações de mestrado e teses de doutorado e utilizados descritores; em seguida, foram estabelecidos parâmetros para a seleção de material, sendo realizada a leitura reflexiva e analítica das obras escolhidas, construindo-se, posteriormente, tabelas, gráficos e quadros de sistematização dos dados; por último, foram feitas a análise dos dados e a escrita das conclusões alcançadas. A produção acadêmica que explora a conexão entre o Cerrado, a Educação Ambiental e a literatura de Cora Coralina enfatiza a importância do Cerrado como um bioma estratégico, destacando, igualmente, a Educação Ambiental como uma ferramenta de sensibilização e a literatura como expressão da identidade cultural, proporcionando convergência entre essas três esferas.

Downloads

Biografia do Autor

Vinícius Pereira Vieira, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – UniEVANGÉLICA (PPG STMA). Possui licenciatura plena em Letras - Português pela Universidade Paulista (UNIP), licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e curso superior de Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui também especialização em Linguagens, suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí, em Produção Textual pelo Centro de Ensino Superior, em Docência no Ensino Superior e em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção).

Giovana Galvão Tavares, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Especialização em Geociências (1996), mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Realizou em 2018 estágio pós-doutoral no Departamento de Geografia da UNESP – Campos Presidente Prudente. Professora da Universidade Evangélica de Goiás atuando no Curso de Graduação em Medicina (área de Saúde Coletiva) e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA). Orientadora de projetos de iniciação científica; projetos de extensão; dissertações de mestrado e teses de doutorado. Atualmente ocupa a vice coordenadora do PPG STMA. Tem experiência na área em Ciências Ambientais, Saúde Coletiva e Educação Ambiental. Coordena o grupo de pesquisa Território, Educação Ambiental e Saúde. Coordena projetos de pesquisa que envolvem as temáticas: a) intoxicação por agrotóxico; e, b) desastres naturais, ambas temáticas envolvendo processo de adoecimento do ser humano, além de pesquisas em educação ambiental e práticas de ensino. Coordena o Núcleo de Educação Ambiental: Agnes W. Chagas - UniEVANGÉLICA, desenvolvendo projetos de extensão em parcerias com órgãos públicos (SEMUSA e COMPDEC) da Prefeitura Municipal de Anápolis e com Organização Não Governamental.

Referências

AMBROZIO, Celia Maria Machado. Conservação do Cerrado: entre cultura e história no caminho de Cora Coralina – Goiás. 2022. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/45821. Acesso em: 17 set. 2023

ARAÚJO, Mikaela Soares Cardoso de. Literatura enquanto lugar de memória e descolonização do imaginário: análise do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto. 2022. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2022. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1252. Acesso em: 01 out. 2023

BRETAS, Ana Lins dos Guimarães. Meu livro de cordel. São Paulo: Global, 2014.

BRETAS, Ana Lins dos Guimarães. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. São Paulo: Global, 2011.

BRITTO, Clóvis Carvalho; SEDA, Rita Elisa. Cora Coralina: raízes de Aninha. 1. ed. Aparecida, SP: Editora Ideias & Letras, 2009.

CAETANO, Maria de Lourdes Jacinto. A natureza na literatura de Cora Coralina: a poética do contexto e lugar. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente) – Universidade Evangélica de Goiás, Anápolis, 2015. Disponível em: https://www.unievangelica.edu.br/files/images/Maria%20de%20Lourdes.pdf. Acesso em: 24 set. 2023

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 209-216.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 2019.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.

FERREIRA, Naura Syria A. Pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-274, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GROTO, Sílvia Regina. Literatura de Monteiro Lobato no Ensino de Ciências. 2012. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14518/1/SilviaRG_DISSERT.pdf. Acesso em: 01 out. 2023

HOFFMANN, Vera Maria. O diálogo entre literatura e educação ambiental. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 968, p. 1-10, 2018. DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.968 DOI: https://doi.org/10.23899/relacult.v4i0.968

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MACÊDO, Andréa Brito. A literatura como instrumento para se trabalhar a educação ambiental na escola. 2020. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2020. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/339. Acesso em: 13 set. 2023

MAGALHÃES, Camila da Silva. A literatura infantil e o discurso da educação ambiental escolarizada: lições de como cuidar do planeta. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. Disponível em: https://repositorio.furg.br/handle/1/8774?show=full. Acesso em: 10 set. 2023

MITTERMEIER, Russell Alan et al. Hotspots revisited: Earth's biologically richest and most endangered terrestrial ecoregions. Washington: Conservation International, 2005.

MORAGAS, Rosana Alves Ribas. O (re)significar o lugar no ensino de geografia em Goiás: por meio da poesia de Cora Coralina. 2017. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02022018-123722/pt-br.php. Acesso em: 01 out. 2023.

NOBRE, Carla Patrícia Ribeiro. A poesia de Eliakin Rufino e a educação ambiental: diálogos possíveis. Dissertação (Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151319. Acesso em: 02 out. 2023

OLIVEIRA, Isadora de Freitas. Materiais sobre o Cerrado: desafios e contribuições para o ensino formal do bioma sob perspectiva da educação ambiental crítica. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/18250?mode=simple. Acesso em: 08 set. 2023

RIBEIRO, Simone dos Santos. Articulações entre literatura e experimentação no ensino de ciências. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167826. Acesso em: 08 set. 2023

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora Tortella. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANO, Sueli Matiko; ALMEID, Semiramis Pedrosa de; RIBEIRO, Jose Felipe. Cerrado: ecologia e flora. Brasília: Emprapa, 2008.

SANTOS, Cristiano Bittencourt dos. A natureza e o meio ambiente em Cora Coralina: um estudo a partir do sistema de transitividade e do teatro-educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens) – Universidade Franciscana, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://docplayer.com.br/154246808-A-natureza-e-o-meio-ambiente-em-cora-coralina-um-estudo-a-partir-do-sistema-de-transitividade-e-do-teatro-educacao.html. Acesso em: 02 set. 2023

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Apresentação de Carlos Faraco. Tradução, notas e posfácio de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2021.

SKINNER, Burrhus Frederic. Verbal behavior. Cambridge, MA: B. F. Skinner Foundation: 1957. DOI: https://doi.org/10.1037/11256-000

STRASSBURG, Bernardo Baeta Naves et al. Global priority areas for ecosystem restoration. Nature, v. 586, n. 7831, p. 724-729, 2020. DOI: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2784-9 DOI: https://doi.org/10.1038/s41586-020-2784-9

SILVA, José Maria Cardoso da. Cerrado: conhecendo o bioma mais antigo do Brasil. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2017.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Vieira, V. P., & Tavares, G. G. (2024). Preservando a alma do cerrado: estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 188–208. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516