Preservando a alma do cerrado
estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516Palavras-chave:
Educação Ambiental, Cora Coralina, Cerrado, Literatura BrasileiraResumo
Este artigo objetiva analisar as produções acadêmicas relacionadas à interconexão entre o Cerrado, a Educação Ambiental e a Literatura Brasileira, com enfoque nas produções de Cora Coralina, tendo como recorte temporal os anos de 2012 a 2022. A metodologia adotada foi o estado da arte. Foram selecionados bancos de dados de dissertações de mestrado e teses de doutorado e utilizados descritores; em seguida, foram estabelecidos parâmetros para a seleção de material, sendo realizada a leitura reflexiva e analítica das obras escolhidas, construindo-se, posteriormente, tabelas, gráficos e quadros de sistematização dos dados; por último, foram feitas a análise dos dados e a escrita das conclusões alcançadas. A produção acadêmica que explora a conexão entre o Cerrado, a Educação Ambiental e a literatura de Cora Coralina enfatiza a importância do Cerrado como um bioma estratégico, destacando, igualmente, a Educação Ambiental como uma ferramenta de sensibilização e a literatura como expressão da identidade cultural, proporcionando convergência entre essas três esferas.
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