Preservando a alma do cerrado

estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022)

Autores

  • Vinícius Pereira Vieira Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)
  • Giovana Galvão Tavares Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cora Coralina, Cerrado, Literatura Brasileira

Resumo

Este artigo objetiva analisar as produções acadêmicas relacionadas à interconexão entre o Cerrado, a Educação Ambiental e a Literatura Brasileira, com enfoque nas produções de Cora Coralina, tendo como recorte temporal os anos de 2012 a 2022. A metodologia adotada foi o estado da arte. Foram selecionados bancos de dados de dissertações de mestrado e teses de doutorado e utilizados descritores; em seguida, foram estabelecidos parâmetros para a seleção de material, sendo realizada a leitura reflexiva e analítica das obras escolhidas, construindo-se, posteriormente, tabelas, gráficos e quadros de sistematização dos dados; por último, foram feitas a análise dos dados e a escrita das conclusões alcançadas. A produção acadêmica que explora a conexão entre o Cerrado, a Educação Ambiental e a literatura de Cora Coralina enfatiza a importância do Cerrado como um bioma estratégico, destacando, igualmente, a Educação Ambiental como uma ferramenta de sensibilização e a literatura como expressão da identidade cultural, proporcionando convergência entre essas três esferas.

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Biografia do Autor

Vinícius Pereira Vieira, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – UniEVANGÉLICA (PPG STMA). Possui licenciatura plena em Letras - Português pela Universidade Paulista (UNIP), licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e curso superior de Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui também especialização em Linguagens, suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí, em Produção Textual pelo Centro de Ensino Superior, em Docência no Ensino Superior e em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção).

Giovana Galvão Tavares, Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Especialização em Geociências (1996), mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Realizou em 2018 estágio pós-doutoral no Departamento de Geografia da UNESP – Campos Presidente Prudente. Professora da Universidade Evangélica de Goiás atuando no Curso de Graduação em Medicina (área de Saúde Coletiva) e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA). Orientadora de projetos de iniciação científica; projetos de extensão; dissertações de mestrado e teses de doutorado. Atualmente ocupa a vice coordenadora do PPG STMA. Tem experiência na área em Ciências Ambientais, Saúde Coletiva e Educação Ambiental. Coordena o grupo de pesquisa Território, Educação Ambiental e Saúde. Coordena projetos de pesquisa que envolvem as temáticas: a) intoxicação por agrotóxico; e, b) desastres naturais, ambas temáticas envolvendo processo de adoecimento do ser humano, além de pesquisas em educação ambiental e práticas de ensino. Coordena o Núcleo de Educação Ambiental: Agnes W. Chagas - UniEVANGÉLICA, desenvolvendo projetos de extensão em parcerias com órgãos públicos (SEMUSA e COMPDEC) da Prefeitura Municipal de Anápolis e com Organização Não Governamental.

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Publicado

2024-08-13

Como Citar

Vieira, V. P., & Tavares, G. G. (2024). Preservando a alma do cerrado: estado da arte da interação entre Educação Ambiental, Literatura Brasileira e a obra de Cora Coralina (2012 – 2022). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 41(2), 188–208. https://doi.org/10.14295/remea.v41i2.15516